_
_
_
_

Beyoncé lança disco de surpresa e com exclusividade na plataforma Tidal

Em seu novo trabalho, cantora faz homenagem às mulheres afro-americanas

Beyonce e as Destiny's Child, durante apresentação no Super Bowl.Foto: reuters_live | Vídeo: J. HAYNES REUTERS

De surpresa, de madrugada, em pleno fim de semana e com um breve e conciso anúncio em forma de tuíte: assim surgiu na noite de sábado Lemonade, o novo projeto de Beyoncé Knowles. Um disco visual de 12 canções e seus correspondentes 12 clipes, unidos em um filme de uma hora que no sábado foi exibido pelo canal pago HBO, e que a artista de Houston lançou com exclusividade através do Tidal.

Mais informações
A irmã ‘hipster’ de Beyoncé
Beyoncé ou a arte de copiar JLo
Lady Gaga e Beyoncé triunfam no Super Bowl 2016

Como já acontecera recentemente com Rihanna e Kanye West, esse serviço de música por streaming, de propriedade de Jay-Z, marido de Beyoncé, voltou a se tornar a única via legal para se escutar um disco de grande envergadura popular no dia de seu lançamento. Entre a novidade, a excitação e a surpresa, milhares de fãs da cantora já tinham baixado o álbum compulsivamente para não ficarem para trás na descoberta de suas novas músicas. Dessa forma, Lemonade repete e reforça a tendência dos lançamentos sem aviso prévio nem campanhas de promoção e marketing que a própria Beyoncé lançou moda com seu álbum anterior, homônimo. E deixa claro que a grande diva do R&B contemporâneo segue ditando suas próprias regras e formas de atuação em uma indústria imersa em um novo processo de reciclagem e adaptação.

O disco, que conta com colaboradores ilustres como Jack White, James Blake, Kendrick Lamar e The Weeknd, representa uma interessante declaração de intenções artísticas e políticas da autora. No aspecto musical, e tendo produtores como Diplo, Mike Dean, Just Blaze e os próprios Blake e White, Beyoncé se afasta das tendências sonoras que têm reinado ultimamente no R&B, principalmente o trap e a EDM, e busca seu próprio caminho à margem de modas e padrões contextuais. Tem baladas comoventes – Sandcastles e Forward –, hits de ar jamaicano – Hold up será uma das músicas do verão nos EUA –, inesperadas incursões no countryDaddy lessons – e no rock – Don’t hurt yourself, com sample de Led Zeppelin – e fascinantes experimentos de R&B-pop – 6 inch, por exemplo, conversa com êxito com Animal Collective.

A vontade de fazer o que quer e como quer fica mais evidente do que nunca em um álbum que não recorre aos simples e fácil nem aos truques de produção para todos os públicos. Até nisso Lemonade aspira se converter em sua referência mais política e consciente. Entre citações de Malcom X e de sua própria vida pessoal, Beyoncé parte de um assunto íntimo, a infidelidade e a capacidade de perdão, que seu público reconhecerá nos altos e baixos de sua relação com Jay-Z, para acabar abordando grandes preocupações de raça e gênero. A brutalidade policial e o papel da mulher negra na sociedade norte-americana acabam emergindo como temas centrais de um disco que se entende e se aprecia em toda a sua dimensão com os 12 minifilmes que o acompanham.

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_