Eliminatórias Copa do Mundo

Brasil bobeia e cede empate ao Uruguai: 2 a 2

Brasil marcou com Douglas Costa e Renato Augusto, Cavani e Suárez empataram

Neymar e Suárez, os capitães.
Neymar e Suárez, os capitães.P. WHITAKER (REUTERS)

O Brasil empatou com o Uruguai por 2 a 2 nesta sexta-feira e fechou a quinta rodada das eliminatórias sul-americanas na terceira posição, com 8 pontos. Os uruguaios chegaram aos 10 pontos, na vice-liderança, três pontos atrás do líder Equador. Após os 30 primeiros minutos de jogo, era impossível acreditar que o time de Dunga passaria tanto sufoco na partida. Explica-se: primeiro, o Brasil abriu o placar logo aos 40 segundos de jogo. Logo após o apito inicial, Willian fez boa jogada pela direita e cruzou na área. Douglas Costa completou e fez 1 a 0. Depois, a seleção dominou o jogo até ampliar com Renato Augusto, aos 25 minutos (veja os gols no minuto a minuto abaixo). O 2 a 0 parecia pouco. Douglas Costa, Neymar e Willian infernizavam a defesa uruguaia e criavam várias chances de gol. Só que aos 31, Cavani aproveitou falha da zaga brasileira e diminuiu: 2 a 1. Ainda assim, o Brasil continuou jogando bem até o apito do árbitro. Tanto é que a equipe saiu para o intervalo aplaudida pela torcida.

No segundo tempo, porém, as coisas mudaram rapidamente. Suárez, logo aos 3 minutos, ganhou de David Luiz na corrida e empatou. Silêncio na Arena Pernambuco. O time brasileiro sentiu. Perdeu a calma. O Uruguai se fechou na defesa e começou a frustrar Neymar, Willian e Douglas. Suárez, em noite inspirada, lutava sozinho contra a defesado Brasil e levava vantagem. Dunga fez o que pôde: colocou Philippe Coutinho, Lucas Lima e Ricardo Oliveira nos lugares de Fernandinho, Willian e Douglas Costa. Colocou o time no ataque, mas não deu certo. No fim, aos 40 minutos, David Luiz foi recuar para Alisson e deixou Suárez na cara do gol. O goleiro brasileiro defendeu com o pé e salvou a equipe de uma tragédia. No final, o 2 a 2 foi ruim, mas ao mesmo tempo um alívio.

O Brasil volta a campo na próxima terça-feira, às 21h45, contra o Paraguai, em Assunção. Neymar e David Luiz estão suspensos e ficam fora. No mesmo dia, o Uruguai recebe o Peru.

Veja como contamos todos os lances de Brasil 2x2 Uruguai pelas elminatórias:

Arquivado Em: