_
_
_
_
_

O discurso ecologista de Leonardo DiCaprio no Oscar: “O planeta não é algo garantido”

“A mudança climática é real, é a ameaça mais urgente por enfrentar”, disse ao receber o prêmio

Mais informações
Iñárritu: o mexicano que conquista Hollywood em tempos de Trump
Chris Rock ri de todos e pede “mais oportunidades” para atores negros
‘Spotlight’ surpreende e leva o Oscar de melhor filme

Leonardo DiCaprio (finalmente) ganhou o Oscar. Segundo a Entertainment Weekly, no momento do anúncio desse prêmio foram registrados 440.000 postagens por minuto no Twitter, ou seja, o momento mais tuitado na história do Oscar, superando o selfie de Ellen DeGeneres. Em seu discurso, DiCaprio agradeceu à equipe do filme, como é praxe, e dedicou algumas palavras à mudança climática, já que O Regresso – filme que lhe deu o prêmio – trata “da relação do homem com a natureza”. O ator concluiu pedindo para deixarmos de "encarar o mundo como algo garantido". Veja o discurso completo de Leonardo DiCaprio no Oscar:

“Muito obrigado a todos. Obrigado à Academia, obrigado a todos os que estão neste auditório. Tenho que parabenizar os demais candidatos deste ano por suas incríveis interpretações. O Regresso é fruto dos esforços incansáveis de uma equipe e de um elenco incríveis.

Primeiro, meu irmão neste projeto, o senhor Thomas Hardy. Tom, o seu talento feroz na tela só é superado por sua amizade fora dela. Ao senhor Alejandro Iñárritu. À medida que a história do cinema se desenrola, você vem abrindo seu caminho nesta história nos últimos dois anos. É um talento incrível, obrigado a você e ao Chivo [Emmanuel Lubezki, diretor de fotografia] por criar uma experiência cinematográfica relevante para todos nós.

Obrigado a todo mundo da Fox e da New Regency. Arnon Milchan, você é o herói deste projeto. A minha equipe completa. Devo agradecer a todos desde o início da minha carreira: ao senhor Caton-Jones, por me escolher para o meu primeiro filme; ao senhor Scorsese, por me ensinar tanto sobre a arte cinematográfica; ao senhor Rick Yorn, obrigado por me ajudar a me guiar nesta indústria. Sem meus pais, nada disto teria sido possível. E aos meus amigos, adoro vocês, vocês sabem quem são.

Por último, só quero dizer isto: O Regresso trata da relação do homem com a natureza, uma natureza que todos sentimos em 2015 como o ano mais quente já registrado. Nossa produção precisou se deslocar ao ponto mais meridional deste planeta só para poder encontrar neve.

A mudança climática é real, está acontecendo agora mesmo. É a ameaça mais urgente que a nossa espécie precisa enfrentar. Precisamos trabalhar juntos e deixar de procrastinar. Precisamos apoiar os líderes de todo o mundo que não falam em nome das grandes corporações poluentes, mas sim de toda a humanidade, dos povos indígenas, de bilhões de pessoas desfavorecidas que serão as mais afetadas por tudo isto, das crianças e de tanta gente cujas vozes foram afogadas pela política da cobiça.

Obrigado a todos por este prêmio incrível desta noite. Não devemos encarar o planeta como algo garantido. Não encaro esta noite como algo garantido”.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_