O discurso ecologista de Leonardo DiCaprio no Oscar: “O planeta não é algo garantido”
“A mudança climática é real, é a ameaça mais urgente por enfrentar”, disse ao receber o prêmio
Leonardo DiCaprio (finalmente) ganhou o Oscar. Segundo a Entertainment Weekly, no momento do anúncio desse prêmio foram registrados 440.000 postagens por minuto no Twitter, ou seja, o momento mais tuitado na história do Oscar, superando o selfie de Ellen DeGeneres. Em seu discurso, DiCaprio agradeceu à equipe do filme, como é praxe, e dedicou algumas palavras à mudança climática, já que O Regresso – filme que lhe deu o prêmio – trata “da relação do homem com a natureza”. O ator concluiu pedindo para deixarmos de "encarar o mundo como algo garantido". Veja o discurso completo de Leonardo DiCaprio no Oscar:
“Muito obrigado a todos. Obrigado à Academia, obrigado a todos os que estão neste auditório. Tenho que parabenizar os demais candidatos deste ano por suas incríveis interpretações. O Regresso é fruto dos esforços incansáveis de uma equipe e de um elenco incríveis.
Primeiro, meu irmão neste projeto, o senhor Thomas Hardy. Tom, o seu talento feroz na tela só é superado por sua amizade fora dela. Ao senhor Alejandro Iñárritu. À medida que a história do cinema se desenrola, você vem abrindo seu caminho nesta história nos últimos dois anos. É um talento incrível, obrigado a você e ao Chivo [Emmanuel Lubezki, diretor de fotografia] por criar uma experiência cinematográfica relevante para todos nós.
Obrigado a todo mundo da Fox e da New Regency. Arnon Milchan, você é o herói deste projeto. A minha equipe completa. Devo agradecer a todos desde o início da minha carreira: ao senhor Caton-Jones, por me escolher para o meu primeiro filme; ao senhor Scorsese, por me ensinar tanto sobre a arte cinematográfica; ao senhor Rick Yorn, obrigado por me ajudar a me guiar nesta indústria. Sem meus pais, nada disto teria sido possível. E aos meus amigos, adoro vocês, vocês sabem quem são.
Por último, só quero dizer isto: O Regresso trata da relação do homem com a natureza, uma natureza que todos sentimos em 2015 como o ano mais quente já registrado. Nossa produção precisou se deslocar ao ponto mais meridional deste planeta só para poder encontrar neve.
A mudança climática é real, está acontecendo agora mesmo. É a ameaça mais urgente que a nossa espécie precisa enfrentar. Precisamos trabalhar juntos e deixar de procrastinar. Precisamos apoiar os líderes de todo o mundo que não falam em nome das grandes corporações poluentes, mas sim de toda a humanidade, dos povos indígenas, de bilhões de pessoas desfavorecidas que serão as mais afetadas por tudo isto, das crianças e de tanta gente cujas vozes foram afogadas pela política da cobiça.
Obrigado a todos por este prêmio incrível desta noite. Não devemos encarar o planeta como algo garantido. Não encaro esta noite como algo garantido”.
Increíble que DiCaprio use su tiempo de discurso para dar un mensaje de reflexion. #Respect
— Ni dieu ni maître (@DiegoSpotorno) February 29, 2016
DiCaprio dejando el escenario después de su discurso. Como un amo. #Oscars pic.twitter.com/vSYwMaikBd
— Pedro J. García 🏴☠️🏳️🌈🍂 (@fuertecito) February 29, 2016
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.