_
_
_
_
_

DiCaprio, você não é o único que ficou na fila para ganhar um Oscar

Será que DiCaprio finalmente vai levar um Oscar?

Anabel Bueno Ballesteros

A pouca sorte de Leonardo DiCaprio no Oscar virou piada recorrente na Internet. Até existe um viciante videogame que consiste em tentar conseguir a estatueta para o ator desviando-se de fotógrafos e Lady Gaga e derrotando rivais como Michael Fassbender e Mark Wahlberg.

Mas, observando os dados históricos da premiação, podemos ver que estamos exagerando um pouco com relação a DiCaprio. Sua situação, além de não ser a pior, é até frequente.

Por exemplo, se DiCaprio ganhasse o Oscar neste ano, nem seria primeiro a fazê-lo em sua quinta indicação: outros grandes atores como Susan Sarandon, Jack Nicholson e Jeff Bridges também foram premiados na quinta candidatura.

Se, mais uma vez, o pobre Leo voltasse para casa de mãos vazias, tampouco seria o primeiro a ficar sem o troféu após mais de cinco tentativas. Nem é preciso ir muito longe, sua colega em Titanic e Revolutionary Road, Kate Winslet, só conseguiu na sexta indicação.

Outros casos piores são os de Warren Beatty e Paul Newman. Beatty não ganhou nada em 1979, apesar de ser indicado em quatro categorias diferentes (Melhor Diretor, Melhor Ator, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Filme por O Céu Pode Esperar). Conseguiu o de Melhor Diretor três anos mais tarde com Reds (depois de quatro indicações no mesmo ano nas mesmas categorias da outra vez). Nunca ganhou o de Melhor Ator (nem qualquer outro, com exceção do Memorial Irving Thalberg) apesar de ter sido indicado quatro vezes nessa categoria.

Paul Newman recebeu um Oscar Honorário em 1986, depois de ter sido indicado sete vezes. No ano seguinte, 1987, levou a estatueta de Melhor Ator por A Cor do Dinheiro.

No caso de não ganhar (para desgosto de quase toda a Internet), iria se juntar a outros como Glenn Close, Amy Adams e Richard Burton, que, apesar das múltiplas indicações, não têm estatuetas em seu poder.

Peter O’Toole foi agraciado com um Oscar Honorário depois de sete indicações fracassadas. Richard Burton não recebeu nem isso.

Um caso curioso é o de Meryl Streep. Apesar de ter sido indicada 19 vezes (é a atriz mais indicada), tem três estatuetas. Entre a segunda e a terceira teve de esperar 13 indicações.

Por isso, Leo, não sofra. Você não está só. Sempre poderia ser pior.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_