_
_
_
_
_

O decote de Susan Sarandon ou o ‘problema’ de ser sexy aos 69 em Hollywood

Críticas sobre o figurino da atriz nos lembram o quão desafiador é para as mulheres envelhecer

Susan Sarandon na cerimônia do Screen Actors Guilde em Los Angeles, no último dia 30.
Susan Sarandon na cerimônia do Screen Actors Guilde em Los Angeles, no último dia 30.KEVORK DJANSEZIAN (AFP)

“Kim deveria processar judicialmente seu cirurgião plástico.” Foi só observar todo o burburinho absurdo que o decote de Susan Sarandon suscitou na premiação do sindicato dos atores (SAG) no fim de semana passado e nos veio à mente o infame tuíte postado por Donald Trump durante a cerimônia do Oscar em 2014, quando se uniu à onda de críticas vergonhosas sobre o aspecto dessa lenda viva do cinema que é Kim Novak.

Há dois anos ele se meteu a falar da aparência do ícone de Alfred Hitchcock. Um dos esportes favoritos das redes durante as festas de fim de ano foi especular se Carrie Fisher estava muito “caída” na volta da princesa Leia a Star Wars. Neste fim de semana, como em uma espécie de eterno-retorno, foi a vez de discutir se os peitos de Susan Sarandon mereciam ou não ser exibidos sobre o tapete vermelho. “Ninguém quer ver seu decote de velha! Cubra isso!”, tuitou Karen Salkin, uma pseudotentativa de Joan Rivers sem graça. É apropriado que os seios de Susan Sarandon apareçam na abertura do in memoriam?, dizia outro tuíte.

Mais informações
Sophia Loren: “Envelhecer pode ser divertido”
Falemos do novo álbum de Adele, pois sua dieta pouco importa
Jane Fonda: “Tenho boa aparência, não? Pois me dilacero por dentro”
Julianne Moore: “De diva só tenho os sapatos”

Sarandon —uma ativista exemplar de 69 anos, embaixadora da Unicef, vencedora do Oscar, do Bafta e do prêmio do Sindicado dos atores, algo de que não podem se gabar todas essas contas repletas de moralismo— provavelmente ignora as críticas que seu poderoso vestido de Max Mara despertou nas redes. Mas falatório sobre a protagonista de Thelma e Louise expôs mais uma vez o recalcitrante preconceito de idade hollywoodiano. Ou, como resumiu Guillermo Alonso sobre esse episódio na Vanity Fair: “O que está por trás disso realmente é que uma mulher veio reforçar que os seios também existem aos setenta anos. E que têm o direito de ser mostrados. Provavelmente de forma inconsciente, Sarandon realizou no sábado, na premiação do SAG, algo ostensivo e corajoso: mostrou seus peitos com orgulho, o fez com uma roupa que Hollywood só teria perdoado a uma atriz de vinte anos, surgiu de mãos dadas com a filha e se expôs às críticas negativas que certamente sabia que viriam ao apresentar uma seção delicada, a da lembrança de figuras que nos abandonaram no último ano, mostrando algo que todos os vivos deveriam comemorar. Vocês estão mortos, mas aqui queremos viver os prazeres do vinho e da carne enquanto for possível”.

Kate Winslet, Michael Shannon e Susan Sarandon posam durante a cerimônia.
Kate Winslet, Michael Shannon e Susan Sarandon posam durante a cerimônia.Getty

Sarandon não se lamenta de seu (fantástico) aspecto, nem tem vontade de aparentar menos. Já afirmou isso em uma entrevista concedida à revista V, na qual disse sem rodeios que jamais voltaria aos 25. “Não gostaria de voltar a isso outra vez. Agora sei muito mais e estou muito mais à vontade em minha pele. Quando ouço as jovens queixarem-se por coisas superficiais... vocês estão no auge de sua beleza física! Aproveitem e parem de se preocupar se as coxas estão grossas demais... Se você se incomoda aos 25, a vida vai ser difícil.”

“Por favor, parem de discutir sobre se envelheci bem”, afirmou Carrie Fisher em um vídeo que resume o estúpido debate. Kim Novak se armou de coragem e disse que não se calaria “diante dos tiranos” e lamentou que “enquanto em Cannes me recebiam com uma ovação imensa, em Hollywood, depois do Oscar, fui perseguida pela imprensa e pelo público da Internet e da televisão”. Susan Sarandon não se pronunciou —no início da semana, tuitou apenas sobre coisas mais importantes, sobre como o Boko Haram atacou um povoado na Nigéria e matou dezenas de pessoas. E sobre a sua beleza e estupenda forma física, nem precisava mesmo falar. Seu decote falou por ela.

Susan Sarandon e a fillha, Eva Amurri.
Susan Sarandon e a fillha, Eva Amurri.MARK RALSTON (AFP)

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_