Jess Glynne e Coldplay desafiam Adele na festa dos Brit Awards
A autora de '25' é a favorita para os prêmios de melhor álbum e artista, que acontece nesta quarta-feira O grupo de Chris Martin e Glynne, um artista em ascensão, são seus principais rivais
Adele pode ter sua revanche hoje. Depois de uma noite pouco agradável nos Grammys –a cantora desafinou durante sua atuação, o que atribuiu aos “problemas de som”-, a artista chega à festa desta quarta dos Brit Awards, os prêmios da música britânica, como a grande favorita entre os nominados. As casas de aposta consideram que ela levará ao menos dois dos prêmios aos que está nominada: melhor álbum, por '25', que vendeu milhões de cópias em todo o mundo desde que saiu, em 20 de novembro, e melhor artista feminina do ano. Além disso, Adele também concorre pelo melhor single (Hello) e pelo vídeo da mesma canção.
Pela data de lançamento de '25', Adele não pôde competir nos Grammy. O anúncio das nomeações, que não tinham a cantora em nenhuma categoria, desatou a ira de seus fãs nas redes sociais, que, por outro lado, acabaram esquecendo das regras destas premiações: na edição de 2016 só participavam discos apresentados antes de 1 de outubro de 2015.
Os outros aspirantes a melhor álbum britânico nos Brit Awards são Coldplay, com A Head Full of Dreams, Florence and the Machine, por How Big, How Blue, How Beautiful, James Bay, com Chaos and the Calm e Jamie xx, por In Colour. Mas, de modo geral, a banda liderada por Chris Martin também espera uma festa que poderia ser histórica: se Coldplay ganhasse ao menos uma duas categorias das quais participa (o outro é de melhor grupo), se converteria na banda mais premiada da história dos Brit Awards, com 9 troféus–o recorde individual, aí sim, são os 17 de Robbie Williams.
A principal rival de Adele talvez seja sua possível herdeira –se é que o termo vale para uma cantora de 27 anos e nova sensação do pop e soul britânicos. No auge dos seus 26 anos Jess Glynne chega ao prêmio com três nomeações (melhor intérprete feminina, revelação, e single, por Hold my Hand) e as expectativas geradas por seu ano extraordinário.
Quanto ao músico britânico do ano, o prêmio ficará entre Aphex Twin, Calvin Harris, James Bay, Jamie xx e Mark Ronson. E outro criador, cuja lenda vai bem além dos Brit Awards, receberá o aplauso unânime da gala: David Bowie, morto em janeiro, será homenageado ao longo da noite. A cerimônia também contará com atuações da própria Adele, Rihanna, Justin Bieber, The Weeknd e Little Mix. Embora, segundo os próprios apresentadores, dificilmente algo poderá superar a queda de Madonna na gala do ano passado.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.