_
_
_
_

Morre Harper Lee, autora de ‘O Sol é para Todos’

Harper Lee, que morreu aos 89 anos, lançou em 2015 ‘Vá, Coloque um Vigia’, que deu origem ao clássico

Harper Lee, em 2007.
Harper Lee, em 2007.EFE

Morreu nesta sexta-feira aos 89 anos a escritora norte-americana Harper Lee, autora de O Sol é para Todos (To Kill a Monkingbird, 1960), um dos grandes clássicos da literatura contemporânea dos Estados Unidos, posteriormente imortalizado no cinema. A escritora faleceu na casa de repouso onde vivia, chamada The Meadows (ou Os Prados), em Monroeville, no Alabama (EUA), segundo informado pelo jornal Alabama Proud.

Mais informações
Ler nos torna mais felizes
Hemingway protagoniza o degelo cubano
Os 10 melhores livros de 2015

Harper Lee havia lançado em meados do ano passado Vá, Coloque um Vigia (Go Set a Watchman, em inglês), romance escrito por ela em 1957 e que deu origem à sua obra mais famosa, mas que só chegou às mãos dos leitores 55 anos depois do lançamento de O Sol é para Todos. O premiado livro da autora se converteu em um dos grandes clássicos da literatura em inglês.

O Sol é Para Todos, publicado na era da luta pelos direitos civis, se transformou em algo mais do que um romance. O filme, no qual Gregory Peck interpreta Atticus Finch, contribuiu para isso. Recebeu o prêmio Pulitzer e vendeu mais de 30 milhões de exemplares. Continua sendo lido nas escolas dos Estados Unidos: em um país onde o trauma pelo racismo persiste, seu significado não se esgotou e seus personagens – Finch, o homem justo, o farol moral; Scout, a moça rebelde e independente– mantêm a força. O romance tem algo de bíblia civil, de manual de cidadania, que ensina os jovens a respeitar o próximo, a se colocarem na pele dos outros.

O ator Gregory Peck com Harper Lee, na época da adaptação do romance no cinema.
O ator Gregory Peck com Harper Lee, na época da adaptação do romance no cinema.

O livro traz o relato de três anos no cotidiano de Maycomb, a cidade imaginária onde Lee mergulhava suas próprias memórias, entre 1932 e 1935, através dos olhos de Scout, uma menina de 6 anos que mora com o irmão e o pai viúvo, o advogado Atticus Finch. O romance entrelaça três histórias: a descoberta do mundo por três crianças, Scout, seu irmão Jem e o amigo Dill; a de um vizinho, Boo Radley, que vive recluso em sua casa e desperta todos os tipos de fantasias nas crianças; e o julgamento de um negro da cidade, acusado injustamente de estuprar uma mulher branca, cuja defesa é assumida por Atticus. Já Vá, Coloque Um Vigia descreve a história de Scout mais velha. Nos anos cinquenta, vive em Nova York — como Harper Lee na mesma época — e volta para Maycomb para ver o pai. O retorno a obriga a enfrentar e compreender as atitudes do pai em meio a uma sociedade em transformação e o seu lugar na cidade de sua infância.

De O Sol é Para Todos o roteirista Aaron Sorkin está preparando a primeira versão teatral para a Broadway, na temporada 2017-2018. Embora tenha de desafiar a memória do filme de 1962, de Robert Mulligan, no qual Gregory Peck interpretou e marcou para sempre o personagem Atticus Finch.

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_