O que esperar dos clubes brasileiros na Libertadores?
São Paulo, Corinthians, Palmeiras, Atlético-MG e Grêmio estreiam na fase de grupos
São Paulo, Corinthians, Palmeiras, Atlético-MG e Grêmio são os brasileiros classificados para a fase de grupo da Libertadores, que começa nesta terça-feira. No número de participantes, o país só fica atrás da Argentina, que tem seis equipes no torneio. Todos os representantes do Brasil já venceram a competição e chegam reforçados para a principal competição do primeiro semestre de 2016.
Dos cinco, apenas o São Paulo participou da pré-Libertadores. Eliminou o César Vallejo e bateu a primeira meta do ano. Para o recém-chegado Edgardo Bauza, técnico argentino bicampeão da Libertadores, chegar à fase de grupos era o grande objetivo no início do ano. Para conquistá-lo, Bauza contou com o bom futebol do atacante Calleri, ex-Boca Juniors, apresentado pelo clube em fevereiro e que já desponta como uma das principais armas da equipe. Além do argentino, o experiente lateral-esquerdo chileno Mena e zagueiro Lugano deixaram o São Paulo com uma cara mais cascuda. O Tricolor apostou em técnico e jogadores sul-americanos para tentar acordar Ganso e superar a ausência do maior ídolo da história do clube, o goleiro Rogério Ceni, que se aposentou no fim de 2015. A estreia do time na fase de grupos será na quarta-feira, às 19h30, no Pacaembu contra o The Strongest.
O provável conjunto titular do São Paulo na Libertadores deve ser formado por Denis; Bruno, Rodrigo Caio, Breno e Mena; Hudson, Thiago Mendes, Michel Bastos e Ganso; Centurión e Calleri (Alan Kardec).
Depois do São Paulo, o Palmeiras será o próximo brasileiro a estrear. Joga já nesta terça-feira contra o River Plate, do Uruguai, fora de casa, às 21h45 (horário de Brasília). O atual campeão da Copa do Brasil, o Verdão contratou oito jogadores e deu mais experiência ao time do técnico Marcelo Oliveira, principalmente com o zagueiro Edu Dracena e o volante Jean. Ainda assim, manteve a base da equipe campeã no ano passado e aposta no entrosamento de Robinho, Dudu e Lucas Barrios no ataque para se dar bem no complicado grupo 2, formado também por Rosario Central, da Argentina, e os uruguaios Nacional e River Plate.
O time titular na primeira rodada da fase de grupos da Libertadores deverá ser formado por Fernando Prass; Lucas, Edu Dracena, Roger Carvalho e Zé Roberto; Arouca, Jean, Robinho; Erik (Rafael Marques), Dudu e Barrios.
Na quarta, é dia dos dois últimos brasileiros campeões da Libertadores estrearem. Vencedor em 2012, o Corinthians terá seu primeiro teste na quarta-feira, às 21h45, contra o chileno Cobresal, em El Salvador, no meio do deserto do Atacama. Com quatro vitórias em quatro jogos no Campeonato Paulista, a equipe do técnico Tite vive grande fase mesmo depois do desmanche provocado principalmente por clubes chineses, que levaram quatro titulares do elenco campeão brasileiro em 2015. A diretoria correu para contratar e fechou com bons jogadores, como os meias Guilherme e Giovanni Augusto e o atacante André, mas a ausência dos atletas que fizeram do Timão o melhor time do Brasil no ano passado será testada de fato a partir de agora, no torneio continental.
O Corinthians deve estrear na competição com a seguinte formação: Cássio; Fagner, Felipe, Yago e Uendel; Bruno Henrique, Elias, Rodriguinho, Giovanni Augusto e Lucca; Danilo (André).
Campeão em 2013, Atlético-MG ainda não poderá contar na estreia na Libertadores contra o Melgar, no Peru, às 21h45 de quarta-feira, com o atacante Robinho, principal contratação da temporada. Assim como o Corinthians, o Galo ainda está invicto no Estadual, competição que o técnico Aguirre usa para dar entrosamento para a equipe. Ao contrário do que aconteceu com o Corinthians, os mineiros recusaram oferta de 16 milhões de euros da China e conseguiram segurar o atacante Lucas Pratto, um dos principais jogadores do time.
O time titular do Galo nesta quarta, contra o Melgar, deve ser formado por Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Tiago e Douglas Santos; Rafael Carioca, Leandro Donizete, Dodô e Patric; Luan e Lucas Pratto.
O último brasileiro a estrear na Libertadores será o Grêmio, que entra em campo às 0h de quinta-feira contra o Toluca, no México. O primeiro adversário da equipe, aliás, é a altitude da cidade mexicana, que fica a 2.600 metros acima do nível do mar. O ar rarefeito não só dificulta a respiração dos gremistas como faz a bola correr mais, o que representa um problema principalmente para o goleiro Marcelo Grohe. Para amenizar o impacto da altitude, o time treina desde domingo na Cidade do México, a 2.300 metros.
Maior contratação do Tricolor gaúcho, o atacante equatoriano Miller Bolaños ainda não tem condições de jogo. O Grêmio deve entrar em campo contra o Toluca com Marcelo Grohe; Wallace Oliveira, Geromel, Kadu e Marcelo Oliveira; Edinho, Maicon, Douglas e Giuliano; Everton e Luan.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.