O som das ondas gravitacionais no seu celular

Cientistas do LIGO criaram três toques de chamada com os sons feitos por essas ondas

Áudio do som captado pelo UNO das ondas gravitacionais.

A detecção das ondas gravitacionais é considerada uma descoberta histórica que pode abrir uma nova era na compreensão do cosmos. Os responsáveis pelo LIGO (Observatório de Interferometria Laser de Ondas Gravitacionais, na sigla em inglês), que captou essas ondas, quiseram comemorar a descoberta criando três toques para chamadas de celular com os sons emitidos pelas ondas gravitacionais. “Queremos que qualquer pessoa possa transformar seu telefone numa máquina de ondas gravitacionais”, explicaram os cientistas no site do LIGO, onde os áudios podem ser baixados.

Os três áudios são inteiramente constituídos pelo som que as ondas fazem quando são detectadas. As ondas gravitacionais têm uma frequência bastante similar à do som, de modo que os cientistas transladaram uma frequência para a outra para criar esses sons. A descoberta, que confirma a última grande predição de Albert Einstein, foi possível graças ao LIGO, um grande instrumento óptico que pode identificar variações equivalentes a um décimo de milésimo do diâmetro de um átomo, a medição mais precisa jamais atingida por um instrumento científico.

Logo elpais

Você não pode ler mais textos gratuitos este mês.

Assine para continuar lendo