_
_
_
_
_

Quais sanções foram suspensas contra o Irã?

As punições eliminadas foram impostas com o apoio da ONU

Ángeles Espinosa
Presidente iraniano Hassan Rouhani, neste domingo.
Presidente iraniano Hassan Rouhani, neste domingo.ATTA KENARE (AFP)

As sanções suspensas contra o Irã foram as impostas com o apoio da Organização das Nações Unidas para punir o programa nuclear do país. O Irã também está sujeito a outras sanções dos Estados Unidos, impostas devido à invasão da embaixada norte-americana em Teerã, em 1979, pouco depois da revolução islâmica, e que continuam vigentes.

Mais informações
“Irã é sério e honesto em relação ao cumprimento do pacto nuclear”
Obama ordena preparar a suspensão de sanções ao Irã
Hillary Clinton diz que atacará Irã se país descumprir acordo nuclear

1. Sanções da ONU

Incluídas em várias resoluções aprovadas pelo Conselho de Segurança entre 2006 e 2010. Formaram o marco jurídico que permitiu a outros países, especialmente a União Europeia (UE), aprovar restrições ao comércio e às transações financeiras com o Irã, além da proibição absoluta de transferência de material militar. Embora a suspensão seja automática, permanecerão algumas restrições como o embargo à venda de armas (durante cinco anos) ou a recomendação de que o país não desenvolva mísseis balísticos capazes de transportar ogivas nucleares (por oito anos). O fato de não ser uma proibição expressa está sendo apontado como um problema pelos críticos do acordo. As restrições sobre o material nuclear civil também permanecerão em vigor por 10 anos.

2. Sanções da UE

A UE anunciou na sexta-feira que já tomou todas as medidas necessárias para suspender suas sanções quando a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) der o sinal verde. As sanções da UE são, sem dúvida, as que causaram o maior prejuízo ao Irã, e incluem as transações financeiras e bancárias, de seguro e resseguro, o sistema SWIFT (necessário para transações entre bancos), petróleo, gás, produtos petroquímicos e tecnologia relacionada, equipamento e tecnologia naval, o acesso a aeroportos europeus, o comércio de ouro, diamantes e outros metais preciosos.

3. Sanções dos EUA

Washington também se compromete a suspender suas sanções relacionadas ao programa nuclear (mas não as anteriores). Na essência, trata-se de cancelar as proibições impostas a empresas, organizações e indivíduos que não são cidadãos norte-americanos para que não façam negócios com o Irã. As mais relevantes são as que impediam a compra de petróleo iraniano e o investimento na indústria petrolífera do país. A maioria das restrições às empresas norte-americanas continuará em vigor. Por exemplo, um banco europeu com operações nos EUA agora poderá trabalhar com clientes iranianos, mas um banco norte-americano não terá essa permissão, direta ou indiretamente. O governo dos EUA, no entanto, se comprometeu a fornecer licenças a empresas de seu país para vender peças de reposição para a aviação comercial ou importar tapetes, caviar e pistache do Irã.

Os Estados Unidos também mantiveram um mecanismo de restabelecimento automático das sanções caso o Irã não cumpra seus compromissos depois que as punições forem suspensas. Esse sistema ficará em vigor nos próximos 10 anos e, se houver uma queixa a respeito, será submetida ao Conselho de Segurança para uma decisão dentro de um prazo máximo de 30 dias.

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_