Assim será a primeira ponte impressa do mundo
Robôs-impressora criam de uma tacada só uma passarela de aço sobre um dos canais de Amsterdã
A ideia era imprimir “algo maior do que o habitual” e passou pela cabeça fazer uma ponte inteira. E, mais do que isso, em aço. Tim Geurtjens, cofundador do estúdio holandês MX3D, conta assim como criaram o projeto de uma nova passarela metálica que permitirá a passagem sobre um dos canais do norte de Amsterdã. Trata-se da primeira ponte metálica impressa em 3D do mundo.
Dois robôs-impressora começarão a imprimir o metal ao mesmo tempo a partir dos dois extremos, como se um fosse o reflexo espelhado do outro. “O problema mais difícil que temos agora é o posicionamento do robô; temos de saber a cada momento sua posição exata”. Ao dizer exata, quer dizer precisamente exata: “corremos o risco de que, quando chegarem à chave (o ponto central) os extremos não coincidam”. Desenvolveram um sistema de posicionamento especial que se baseia na triangulação. Seus robôs terão um funcionamento excepcionalmente preciso.
Dois robôs-impressora começarão a imprimir o metal ao mesmo tempo a partir de cada um dos extremos, como se um fosse o reflexo espelhado do outro
Para imprimir a ponte, o engenheiro confessa que tiveram que “inventar tudo do zero”. “Desenvolvemos nossa própria programação para deslizar os robôs, calcular em cada passo a posição para imprimir (o aço) e controlar o robô.” É o que dá ser pioneiro. “Tudo que fazemos é completamente novo e a cada passo aprendemos coisas interessantes sobre o processo de impressão em si”, confessa Geurtjens, sem esconder seu entusiasmo.
A ponte medirá nove metros de ponta a ponta e terá uma largura de 2,5 metros. Seu peso e resistência ainda estão por calcular. Além da façanha da impressão, querem dotá-lo de um desenho singular e contrataram um jovem designer, Joris Laarman, conhecido em seu país pela criação de formas orgânicas, porosas e complexas. O projeto preliminar leva claramente essa marca do autor.
Ainda que tecnicamente seja possível, a ponte não será impressa diretamente sobre o canal Oudezijds Achterburgwal, no centro da cidade. “O local tem muito trânsito e a prefeitura não concedeu as autorizações”, afirma Geurtjens. Por isso, será impresso sobre uma réplica exata do canal a ser montada no laboratório da empresa. A maquete estará pronta ainda no primeiro semestre de 2016. “A ideia é criar toda a ponte de uma só vez, sem dar descanso aos robôs”, afirma. No início de 2017 começará a impressão. Com cautela, a empresa prefere dar a margem de final de ano para colocá-lo em seu lugar definitivo.
A equipe da MX3D quer se tornar especialista na impressão de pontes metálicas e já preveem, para além dos bucólicos canais da capital dos Países Baixos, levar seu modelo a outros lugares. “Imagine sua aplicação na arte e na arquitetura”, prevê Geurtjens, para não falar da construção de estruturas “em alto-mar ou até no espaço”, que não quer deixar no papel.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.