_
_
_
_

Assim é Titã, a grande lua ‘terráquea’ de Saturno

NASA publica imagem espetacular composta de várias fotos captadas pela sonda 'Cassini'

Imagem de Titã, captada pela 'Cassini'.
Imagem de Titã, captada pela 'Cassini'.NASA.

A NASA divulgou uma imagem espetacular em infravermelho de Titã, a maior lua de Saturno, como nunca antes se tinha visto. A imagem foi feita a partir de uma composição de fotografias captadas pela sonda Cassini em 13 de novembro passado.

As cores da imagem não são reais; as brumas da lua obrigaram a sonda a usar diferentes longitudes de onda com seu espectrômetro de cartografia infravermelha. A cor azul intensa responde a uma longitude de 1,3 micras, enquanto que o verde representa 2 e o vermelho, 5 micras.

Mais informações
“É possível que Marte volte a ter vida”
NASA revela possíveis vulcões de gelo em Plutão
O inesperado ‘asteroide de Halloween’ tem forma de caveira
Todas as fotos do homem na Lua já estão disponíveis na Internet

Ainda que as cores não sejam reais, a agência espacial norte-americana garante que as imagens revelam que a superfície da lua de Saturno é muito parecida com a Terra: há dunas no norte e no sul, também lá lagos de metano e canais de rios.

A fotografia tem diferentes níveis de detalhe dependendo da altura em que voava a sonda quando capturou as imagens. A distância mais próxima a qual voou a Cassini desta lua foi 10.000 quilômetros.

Titã é a maior lua de Saturno, e a segunda maior do Sistema Solar (tem um diâmetro 50% maior do que o da nossa Lua). Está rodeada de uma espessa bruma, então os telescópios nunca puderam observá-la com precisão. É de grande interesse para os cientistas, já que tem líquido em sua superfície e uma atmosfera densa e complexa, composta de metano e carbono, semelhante à da Terra primitiva. Também se detectou propileno na atmosfera, o único lugar onde já se encontrou essa substância no Sistema Solar, com exceção da Terra.

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_