_
_
_
_
_
donald trump
Editoriais
São da responsabilidade do editor e transmitem a visão do diário sobre assuntos atuais – tanto nacionais como internacionais

O inaceitável Trump

Diatribes racistas do magnata contra os muçulmanos passam dos limites do tolerável

Donald Trump, durante um comício no Mississippi.
Donald Trump, durante um comício no Mississippi.S. OLSON (AFP)

Embora não parecesse fácil, a julgar por algumas das suas polêmicas declarações anteriores, Donald Trump superou definitivamente todos os limites do tolerável com suas inaceitáveis palavras sobre a necessidade de proibir a entrada nos Estados Unidos de qualquer pessoa de religião muçulmana. Causa indignação e vergonha que alguém capaz de lançar semelhante diatribe possa disputar a presidência de uma democracia cuja primeira emenda constitucional consagra justamente a liberdade de culto.

Mais informações
Trump quer proibir a entrada de todos os muçulmanos nos EUA
O ultraconservador sócio brasileiro de Donald Trump
Trump aproveita atentados em Paris para defender armas de fogo
Trump acusa o Brasil de “roubar” empregos dos EUA

É especialmente preocupante que um candidato que já demonstrou desprezo por mulheres, negros, hispânicos e agora muçulmanos ainda goze de uma nítida vantagem nas pesquisas diante dos demais rivais na disputa pela indicação do Partido Republicano à presidência dos EUA. Trump deixou de ser uma curiosidade pré-eleitoral – algo que nunca falta – para se transformar, já a poucas semanas do início do processo de eleições primárias, em um elemento de distorção que ameaça princípios fundamentais sobre os quais se assentam a convivência e a própria história dos EUA.

Por isso, é especialmente significativo que figuras destacadas do Partido Republicano tenham – finalmente! –se disposto a criticar o provocador magnata, sem medo do reflexo disso nas pesquisas. Jeb Bush, Ted Cruz e Chris Christie condenaram o populismo e a demagogia envenenada de Trump. Agora, falta que a sociedade e o eleitorado façam o mesmo.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_