O passo a passo do impeachment de Dilma em 9 pontos básicos
O que acontece na Câmara depois que a comissão de impeachment decidir seu parecer
Quem decide o futuro da presidenta no processo de impeachment é o Parlamento, numa decisão que envolve tanto a Câmara dos Deputados, onde ele começa, como o Senado, onde o julgamento da chefe do Executivo acontece.
Cabe ao presidente da Câmara deflagrar o processo que inicia o rito do impeachment, que é o que Eduardo Cunha fez em 2 de dezembro. Ele admitiu o pedido de impedimento com base na acusação de que Dilma Rousseff cometeu, neste mandato, um crime de responsabilidade ao não respeitar a lei orçamentária. Porém, o processo foi suspenso após o Supremo Tribunal Federal anular a sessão que criou uma comissão especial que analisará o processo na Câmara.
Veja abaixo um passo a passo do impeachment. A lei que rege o procedimento é de 1950 e passou por atualização durante o processo de impeachment de Fernando Collor, em 1992.
1 - Criação de comissão especial para analisar o impeachment
O STF julgou os recursos e na sequência o presidente da Câmara criou uma comissão especial para analisar o processo do impeachment no dia 17 de março. Foram indicados 65 deputados para a comissão especial por 24 partidos, conforme previsto na Constituição.
2 - Escolha do presidente do colegiado
O presidente eleito para a comissão foi Rogério Rosso (PSD-DF), um nome que agradou tanto à oposição quanto aos governistas. O relator eleito foi Jovair Arantes (PTB-GO), aliado do presidente da Câmara, Eduardo Cunha.
3 - A defesa de Dilma em dez sessões ordinárias
Depois de instalada a comissão especial, a presidenta teve o prazo de dez sessões para se defender.
4 - A comissão decide sobre o relatório
Após cinco sessões, a comissão especial apresenta seu relatório final nesta segunda (11). Nele, dirá se acata ou não o processo de impedimento da presidenta.
5 - Se acatado, pedido de impeachment vai a plenário
É preciso que ao menos 342 dos 513 deputados aceitem a indicação do relatório para que o processo de impeachment da presidenta seja considerado formalmente instalado.
6 - Processo vai ao Senado
Se a abertura do impeachment for aprovada na Câmara, o Senado decide se abre um processo de investigação. Antes, o processo investigatório era aberto automaticamente. Agora, precisa ter o aval da maioria simples, desde que a sessão tenha ao menos 41 dos 81 senadores.
7 - Afastamento de Dilma
A presidenta só é afastada caso o Senado concorde com a abertura do processo. Durante as apurações, que podem durar até 180 dias, a presidenta será afastada. O vice assume. Neste caso, Michel Temer (PMDB).
8 - Votação no Senado
Dilma só perderá o mandato se dois terços dos senadores (54) assim decidirem.
9 - Quem fica no lugar
Se os parlamentares aprovarem o impeachment, o afastamento de Dilma se transforma em definitivo e fica em seu lugar Temer. Se absolvida, volta ao cargo.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.
Mais informações
Arquivado Em
- Impeachment Dilma Rousseff
- Eduardo Cunha
- Vice-presidente Brasil
- Partido dos Trabalhadores
- Caso Petrobras
- Dilma Rousseff
- Michel Temer
- Crises políticas
- Impeachment
- Financiamento ilegal
- Subornos
- Destituições políticas
- Presidente Brasil
- Corrupção política
- Presidência Brasil
- Brasil
- Parlamento
- Governo Brasil
- Partidos políticos
- Conflitos políticos
- Governo
- Administração Estado
- Delitos
- Empresas
- Economia