TECNOLOGIA

Portal Forebears mostra 11 milhões de sobrenomes pelo mundo

Site de buscas informa a frequência, em qualquer país, de milhões de sobrenomes

Distribuição do apelido López em todo mundo.
Distribuição do apelido López em todo mundo.forebears.io

O total de 11 milhões, embora sendo muito alto, não abrange todos os sobrenomes do mundo, mas é o suficiente para fazer com que o site de buscas Forebears possa se gabar por compilar uma enorme base de dados, que pode ser pesquisada gratuitamente, sobre a origem e distribuição de nomes de família em todo o mundo.

Mais informações

O buscador mostra sobre um mapa-múndi os países com maior ou menor frequência de um sobrenome. Também traz uma lista com o número de pessoas que possuem determinado sobrenome, sua frequência de uso (seguindo um formato do tipo "uma em cada X pessoas tem esse sobrenome") e a posição que ocupa no ranking de sobrenomes de determinado país.

O Forebears também fornece, em forma de dicionário, informações sobre o significado dos sobrenomes e os motivos históricos para a sua distribuição geográfica no planeta. O portal afirma que a maioria dos sobrenomes no mundo é patronímica, ou seja, deriva do nome de um ancestral masculino, mas também há muitos relacionados a profissões, regiões geográficas ou lugares, e, em menor medida, os descritivos e matronímicos (derivados do nome de uma antepassada).

O portal usa uma variedade de fontes, tais como registros civis e de igrejas relativos a nascimentos, casamentos ou falecimentos, censos, testamentos, hemerotecas, obituários ou listas telefônicas. Além do buscador de sobrenomes, o site fornece informações sobre centenas de fontes para genealogistas.

Debido a las excepcionales circunstancias, EL PAÍS está ofreciendo gratuitamente todos sus contenidos digitales. La información relativa al coronavirus seguirá en abierto mientras persista la gravedad de la crisis.

Decenas de periodistas trabajan sin descanso para llevarte la cobertura más rigurosa y cumplir con su misión de servicio público. Si quieres apoyar nuestro periodismo puedes hacerlo aquí por 1 euro el primer mes (a partir de junio 10 euros). Suscríbete a los hechos.

Suscríbete