_
_
_
_
_

Objeto misterioso cairá na Terra na madrugada desta sexta-feira

Astrônomos não sabem se é o fragmento de uma missão espacial ou um meteorito

Imagem do lixo espacial que orbita a Terra.
Imagem do lixo espacial que orbita a Terra.NASA.

Um objeto com aproximadamente três metros de comprimento, numa órbita que ultrapassa a da Lua, cairá nesta semana na Terra. Será no oceano Índico, ao sul do Sri Lanka, na madrugada de sexta-feira (hora do Brasil). Os astrônomos estão monitorando o objeto, mas não têm certeza sobre a sua origem: pode ser um meteorito, mas também um fragmento de alguma nave ou sonda espacial da época da exploração lunar. Chama-se WT1190F e não implica nenhum risco de impacto em zonas habitadas.

Mais informações
Astrônomos observam a desintegração de uma Terra inteira
NASA revela vulcões de gelo em Plutão
Voe sobre Caronte, a maior lua de Plutão
As dunas de Plutão
Plutão tem montanhas de água gelada e permanece ativo geologicamente

“Pelo jeito como se desloca, por sua escassa massa e por seu tamanho, nos inclinamos a achar que seja um pedaço de lixo espacial, mas não podemos descartar que seja uma rocha”, comenta Miguel Belló-Mora, especialista em dinâmica orbital e diretor da empresa Elecnor Deimos, que tem um departamento dedicado justamente ao monitoramento do lixo espacial.

Quanto ao tamanho do WT1190F, calcula-se que esteja entre um metro, se for muito brilhante, e seis metros, se for mais escuro, segundo o especialista. “Com os novos telescópios que instalamos em Puertollano (centro-sul da Espanha), vamos observar o objeto na quinta-feira à noite e poderemos afinar mais sua trajetória”, acrescenta.

A densidade calculada desses objetos é determinante para sua identificação como refugo artificial ou como objeto celeste natural. Dado o altíssimo custo do envio de cargas ao espaço, os engenheiros se empenham em reduzir seu peso, e por isso as peças ficam muito leves em comparação a uma rocha, que tem densidade muita maior.

O curioso do WT1190F é que foi descoberto recentemente pelos sistemas de observação e monitoramento de objetos próximos à Terra, e especula-se que seja um fragmento identificado há vários anos, mas cuja pista havia sido perdida.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_