_
_
_
_

Objeto misterioso cairá na Terra na madrugada desta sexta-feira

Astrônomos não sabem se é o fragmento de uma missão espacial ou um meteorito

Imagem do lixo espacial que orbita a Terra.
Imagem do lixo espacial que orbita a Terra.NASA.

Um objeto com aproximadamente três metros de comprimento, numa órbita que ultrapassa a da Lua, cairá nesta semana na Terra. Será no oceano Índico, ao sul do Sri Lanka, na madrugada de sexta-feira (hora do Brasil). Os astrônomos estão monitorando o objeto, mas não têm certeza sobre a sua origem: pode ser um meteorito, mas também um fragmento de alguma nave ou sonda espacial da época da exploração lunar. Chama-se WT1190F e não implica nenhum risco de impacto em zonas habitadas.

Mais informações
Astrônomos observam a desintegração de uma Terra inteira
NASA revela vulcões de gelo em Plutão
Voe sobre Caronte, a maior lua de Plutão
As dunas de Plutão
Plutão tem montanhas de água gelada e permanece ativo geologicamente

“Pelo jeito como se desloca, por sua escassa massa e por seu tamanho, nos inclinamos a achar que seja um pedaço de lixo espacial, mas não podemos descartar que seja uma rocha”, comenta Miguel Belló-Mora, especialista em dinâmica orbital e diretor da empresa Elecnor Deimos, que tem um departamento dedicado justamente ao monitoramento do lixo espacial.

Quanto ao tamanho do WT1190F, calcula-se que esteja entre um metro, se for muito brilhante, e seis metros, se for mais escuro, segundo o especialista. “Com os novos telescópios que instalamos em Puertollano (centro-sul da Espanha), vamos observar o objeto na quinta-feira à noite e poderemos afinar mais sua trajetória”, acrescenta.

A densidade calculada desses objetos é determinante para sua identificação como refugo artificial ou como objeto celeste natural. Dado o altíssimo custo do envio de cargas ao espaço, os engenheiros se empenham em reduzir seu peso, e por isso as peças ficam muito leves em comparação a uma rocha, que tem densidade muita maior.

O curioso do WT1190F é que foi descoberto recentemente pelos sistemas de observação e monitoramento de objetos próximos à Terra, e especula-se que seja um fragmento identificado há vários anos, mas cuja pista havia sido perdida.

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_