_
_
_
_
_

NASA revela vulcões de gelo em Plutão

Sonda ‘New Horizons' mostra montanhas e encostas com possíveis fluxos vulcânicos

A breve visita da sonda New Horizons a Plutão continua proporcionando informações sobre o planeta anão. Esta semana a NASA explicou como as imagens combinadas da superfície de Plutão tomadas pela nave espacial permitiram criar mapas em três dimensões que indicam que duas de suas montanhas principais poderiam ser vulcões de gelo ativos até há pouco tempo.

Mais informações
Voe sobre Caronte, a maior lua de Plutão
As dunas de Plutão
Plutão tem montanhas de água gelada e permanece ativo geologicamente

Esses vulcões gelados têm vários quilômetros de altura. "Trata-se de grandes montanhas com um grande buraco em seu cume, e na Terra, geralmente, isso significa uma coisa: é um vulcão", afirma Oliver White, pesquisador do Centro de Pesquisas Ames, da NASA. "Se são vulcões, então a depressão do cume teria sido formada provavelmente por colapso enquanto novo material surge com novas erupções. A estranha textura ondulada das encostas das montanhas pode ser fruto dos fluxos vulcânicos", explica.

Embora sua aparência seja similar à dos vulcões terrestres que expelem rocha derretida, espera-se que os vulcões de gelo de Plutão emitam uma espécie de lodo fundido de substâncias como água gelada, nitrogênio, amoníaco e metano.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_