EL PAÍS, um ano de liderança na web
Versão online completa 12 meses como a mais acessada na Espanha e em espanhol
O EL PAÍS é o jornal digital mais lido na Espanha e também em língua espanhola, de acordo com o comScore, medidor oficial de audiência do mercado. Os últimos dados publicados, correspondentes ao mês de setembro, confirmam a liderança do site do El País, alcançada em outubro de 2014 e mantida desde então sem interrupção, e indicam uma distância recorde em relação aos concorrentes. O crescimento da edição digital do jornal é particularmente forte na América: no México já é o terceiro jornal online mais consultado.
O EL PAÍS atingiu 14,4 milhões de usuários únicos na Espanha em setembro, onde são computados os internautas que acessam por meio de computadores pessoais e dispositivos móveis. O crescimento no último ano foi de 36% e a diferença em relação ao Elmundo.es, o segundo jornal digital mais lido, é de mais de um milhão e meio de usuários. Nos dados globais, que incluem apenas os usuários de computadores, as diferenças em relação à concorrência são ainda maiores. O site do jornal global atingiu 14,6 milhões de usuários únicos em setembro, quase quatro milhões mais do que o Clarín.com, o segundo jornal digital em espanhol. Embora a audiência por meio de computadores esteja em declínio, a cifra global do EL PAÍS cresceu 31% nos últimos 12 meses, diante do retrocesso da maioria dos meios de comunicação, entre eles o Elmundo.es, que perdeu 10%.
O lançamento de novos produtos e a inovação contínua consolidaram esse crescimento. Há exatamente um ano, o EL PAÍS incorporou o Materia, o site mais prestigioso de informação científica e tecnológica em castelhano, e lançou o Verne, o espaço da Internet dedicado ao que é surpreendente. Em abril, o jornal recuperou a Tentaciones, revista de novas tendências voltada ao público mais jovem. Em junho, foi lançado o portal El Comidista, uma versão multimídia e ampliada do blog de cozinha mais popular em espanhol. Em agosto, a vigorosa aposta nos conteúdos multimídia cristalizou-se numa nova plataforma de vídeo. E a partir de setembro, a WEB do EL PAÍS começou a incorporar os conteúdos do Jot Down, publicação de referência na divulgação da cultura e das ideias.
Durante esses meses, o EL PAÍS se dedicou à sua dimensão internacional, especialmente na América Latina, onde existem as maiores possibilidades de crescimento e um público potencial de 400 milhões de leitores. O jornal global impulsionou suas edições América e Brasil, reforçou suas redações na Cidade do México e em São Paulo, e criou um escritório em Bogotá. Como resultado desse esforço, o tráfego do continente americano já responde por cerca de 35% do total. No México já é o terceiro jornal digital mais lido, com 1,5 milhão de usuários únicos em setembro e um crescimento de 49% mensal e 67% em um ano.
Neste ano também foi reforçada a estratégia de distribuição, principalmente por meio de redes sociais. O jornal global conta no momento com a maior comunidade de seguidores no Twitter (4,8 milhões) e no Facebook (1,9 milhão) entre os jornais digitais espanhóis. Nesta rede social, o EL PAÍS lançou no fim de outubro uma página com conteúdo exclusivo para o México. Os dispositivos móveis, por meio dos quais mais da metade do público acessa o site, são outra grande alavanca para multiplicar o tráfego. Os leitores podem consultar em seus aparelhos celulares um resumo com as cinco notícias mais importantes da manhã e da tarde. Ou receber via e-mail, no mesmo horário, as respectivas newsletters de boletim informativo.
O EL PAÍS.com também é o jornal digital que mais fatura com publicidade na Espanha. Nos últimos 12 meses, as receitas totais atingiram 24,4 milhões de euros (cerca de 100 milhões de reais), 7,5% a mais que oElmundo.es, de acordo com dados da AEDE (Associação de Editores de Diários Espanhóis).
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.