_
_
_
_
_

Google homenageia seu precursor George Boole, que completa 200 anos

Buscador dedica um ‘doodle’ ao matemático inglês, cujos estudos sobre álgebra estão na base da computação moderna

O matemático George Boole.
O matemático George Boole.

O Google dedica seu doodle desta segunda-feira a um matemático: George Boole. A razão é que se completam 200 anos do nascimento desse inglês, inventor de uma álgebra que fundamenta toda a aritmética computacional moderna, incluindo o mecanismo de busca de informação do próprio Google.

Os princípios lógicos concebidos há século e meio, na maturidade da carreira de Boole como matemático, foram essenciais para a evolução do aparato teórico da atual programação informática. Seu achado é conhecido como álgebra de Boole, ou álgebra booleana, e suas aplicações podem ser vistas atualmente em atividades cotidianas, como os videogames, aplicativos e softwares que fazem parte das nossas vidas.

Mais informações
Artista brasileira Lygia Clark é homenageada pelo Google
Justiça reduz indenização e Google pagará 250.000 a Cicarelli por vídeo
Google comemora o dia das crianças no Brasil com um ‘doodle’ especial
Khalo, o cachorro que o Google confundiu com um cavalo

A álgebra booleana consiste na esquematização de enunciados básicos empregando uma aritmética binária. Ele mesmo resumiu seu achado numa frase simples e abstrata: “As interpretações respectivas dos símbolos 0 e 1 no sistema lógico são nada e universo”. Essa engrenagem, tão básica como a distinção entre sim e não, está na raiz matemática da programação mais complexa, e quando apertamos enter no Google após digitar, digamos, “Neymar”, “o tempo em São Paulo” ou “crise política Brasil”, entra em ação um mecanismo de busca no qual a engenhosidade matemática de George Boole está presente.

O doodle (logotipo do Google alusivo a determinada comemoração) faz referência à álgebra booleana pendurando em cada letra divisões binárias: x AND y, x XOR y, x OR y...

A publicação mais importante de Boole em vida foi a Investigação Sobre as Leis do Pensamento, de 1854. Na época, não teve maior repercussão, mas 70 anos depois o matemático norte-americano Claude Elwood Shannon a resgatou e percebeu sua importância.

O ‘doodle’ do Google.
O ‘doodle’ do Google.

Boole lecionou no Queen College de Cork, na Irlanda. De origem modesta (seu pai foi um humilde comerciante), destacou-se desde criança pela inteligência, embora inicialmente em Humanidades. Quando adolescente, já falava, além do seu inglês materno, alemão, francês, espanhol, italiano e, obviamente, latim. O matemático foi casado com Mary Everest, sobrinha de George Everest, o topógrafo que deu nome à maior montanha do mundo. O precursor do Google morreu em 8 de dezembro de 1864, de doença pulmonar, após apanhar uma chuva a caminho das suas aulas.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_