Presidente da Guatemala renuncia após escândalo de corrupção
Congresso do país havia aprovado na terça a perda de imunidade de Otto Pérez Molina
O presidente da Guatemala, Otto Pérez Molina, apresentou seu pedido de renúncia, adiantou a France Press. O mandatário, envolvido em um escândalo de corrupção alfandegária, deixará o cargo após ser alvo de um mandado de prisão. O Congresso do país centro-americano já havia suspendido na terça-feira a imunidade do presidente. A Guatemala vive uma grande crise política, às vésperas das eleições legislativas de domingo.
Segundo a procuradora-geral Thelma Aldana, o Ministério Público solicitou a ordem de prisão à Segunda Vara de Processos de Alto Risco, encarregada do caso conhecido como La Línea, uma rede de fraude alfandegária que, de acordo com a denúncia apresentada pelo Ministério Público e a Comissão Internacional Contra a Impunidade na Guatemala (CICIG), era liderada pelo presidente. O tribunal confirmou a expedição do mandado solicitado pelos procuradores, que acusam o ex-general de formação de quadrilha, suborno e fraude alfandegária.
Pérez Molina renuncia um dia depois de o Congresso (unicameral) privá-lo da imunidade inerente ao cargo. A defesa do ainda presidente informou que ele se apresentará espontaneamente ao juiz às 8h desta quinta-feira (11h em Brasília).
Numa entrevista ao Canal Antigua, Aldana observou que caberá ao juiz executar ou não a ordem de prisão. A outra possibilidade é que ele seja ouvido em audiência e permaneça em liberdade.
“Deve-se respeitar o princípio universal de presunção de inocência”, disse Aldana, reiterando, no entanto, que é preocupante haver processos contra o presidente e a seu ex-vice, Roxana Baldetti, que foi transferida na quarta-feira da guarnição militar onde permanecia detida, com toda comodidade, para a prisão feminina de Santa Teresa, onde ficará na companhia de presas comuns.
A transferência de Baldetti foi comemorada por centenas de pessoas, que inclusive soltaram rojões à passagem do veículo que a levou à nova prisão.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.