_
_
_
_
_

Dezenas de pessoas destroem carro do Google durante a Tomatina

Veículo fazia imagens da popular festa de Buñol, que completa 70 anos

Ignacio Zafra
Registro da festa da Tomatina.
Registro da festa da Tomatina.Alberto Saiz (AP)

Um carro do Google foi danificado na quarta-feira enquanto fazia imagens da festa da Tomatina, em Buñol (Valência), na Espanha, para colocá-las na internet com o aplicativo Street View. O Google, que na quarta-feira homenageou a festa com um logotipo interativo de sua homepage (doodle) tanto na Espanha quanto em outros 20 domínios internacionais, tinha anunciado que enviaria um de seus veículos para Buñol para recolher “imagens em 360 graus antes e depois da guerra de tomates, para capturar toda a magia e as cores que inundam as ruas” do local, segundo o blog oficial da empresa.

A Tomatina completa 70 anos este ano, e para comemorar, foram colocados à disposição 165.000 quilos de tomates.

Homenagem do Google à Tomatina.
Homenagem do Google à Tomatina.

O carro sofreu vários danos quando dezenas de pessoas subiram nele. O prefeito, Rafael Pérez, que qualificou o incidente como um ato de "vandalismo”, informou que o vidro traseiro foi quebrado e, por um momento, foi tampado com a bandeira da Austrália. A festa de Buñol reúne visitantes de todo o mundo. Há alguns anos, o número de participantes tem sido limitado a 22.000 pessoas.

O carro também sofreu danos no para-brisas, na carroceria, nos espelhos retrovisores e nas câmeras instaladas no teto, segundo relatos de representantes da empresa enviados à cidade, em entrevista à agência Efe.

Segundo o prefeito, a ideia inicial era que o veículo percorresse a rota da festa duas vezes: uma antes do início da guerra de tomates e outra depois de terminada. De acordo com fontes da Prefeitura, o carro se adiantou na segunda volta e ficou preso no meio do confronto, quando então um grupo de participantes o destruiu.

Mais informações
A Tomatina em 4 minutos (em espanhol)
Google fabricará carros sem motorista
O futuro segundo o Google: mais robôs e menos carros

Os representantes do Google enviados a Buñol consideraram os danos sofridos pelo automóvel como “secundários” e ressaltaram que ninguém ficou ferido no incidente. “Lamentamos que isso possa arranhar nossa intenção de comemorar o aniversário de 70 anos da Tomatina. Não podemos perder o espírito de festa por causa de um grupo de pessoas”, declararam os funcionários.

O prefeito, do partido Esquerda Unida, anunciou que os fatos serão investigados e que os “culpados” serão procurados, esperando contar com a colaboração da Guarda Civil e do próprio Google.

Além do incidente com o carro, várias pessoas tiveram que ser atendidas no principal centro de saúde de Buñol por causa de contusões ou ferimentos leves, como golpes de tomate nos olhos. A exceção foi uma jovem que precisou ser transferida a um hospital de Valência em grave estado de saúde, após sofrer uma queda.

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_