_
_
_
_
Editoriais
São da responsabilidade do editor e transmitem a visão do diário sobre assuntos atuais – tanto nacionais como internacionais

Brasil merece mais

País precisa que a justiça atue e identifique responsabilidades, que os políticos estejam à altura e que as instituições assumam seu papel

Protesto na Avenida Paulista, São Paulo.
Protesto na Avenida Paulista, São Paulo.Andre Penner (AP)

As manifestações do domingo nas principais cidades brasileiras contra a presidenta Dilma Rousseff podem ser um termômetro do ânimo de parte dos brasileiros em relação à mandatária, mas deixam a crise política que o país enfrenta como estava e não justificam em nenhum caso que a presidenta deva abandonar o poder nem tampouco que seja iniciado um processo de impeachment contra ela. Enquanto parte da oposição afirma que os eleitores se voltaram contra a presidenta, e que esta deve ser submetida a um impeachment, o Governo afirma que, em relação aos protestos de alguns meses atrás, as manifestações diminuíram de tamanho e continuam sendo formadas, na maior parte, pela classe média e alta acomodada.

É bom lembrar que Dilma não foi acusada de corrupção por nenhuma instância judicial e que uma coisa é a responsabilidade política e outra, a penal. Usar como arma política o recurso legal que significa a destituição do chefe de Estado pelo Parlamento levaria o país perigosamente a cenários de instabilidade institucional que ele parecia ter deixado para trás ao se tornar uma potência regional e um exemplo para o mundo todo de sucesso no desenvolvimento e no combate à pobreza.

Mais informações
Câmara ignora crise e apelo de Temer e aprova aumento de gastos públicos
Sem unidade, uma ala do PSDB quer nova eleição e outra espera por 2018
Perfil de quem foi à Paulista destoa de lideranças e não poupa ninguém
Após protesto, Governo se diz otimista e FHC pede renúncia de Dilma

Enquanto o Brasil é envenenado por um debate político estéril e paralisante, o consumo continua em queda e o real perde valor, embora as perspectivas macroeconômicas deem alguma esperança. O pior são as cenas de protestos nas ruas, do Congresso à mercê do humor de deputados ruidosamente militantes e da presidência encurralada, algo que prejudica a imagem de país responsável que o Brasil conseguiu, com tanto esforço, construir durante duas décadas.

O que o Brasil precisa neste momento é que a justiça atue e responsabilidades sejam identificadas, que os políticos estejam à altura e que as instituições assumam seu papel. Os brasileiros não merecem nada menos que isso.

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

¿Tienes una suscripción de empresa? Accede aquí para contratar más cuentas.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Arquivado Em

_
_