_
_
_
_
_

‘Reality’ leva australianos à guerra contra o Estado Islâmico

Programa pretende conscientizar sobre a dura realidade dos refugiados sírios

Um programa de televisão australiano permite aos seus participantes ter a experiência do que é a guerra da Síria e a luta armada entre o Estado Islâmico e as milícias curdas. O reality Go Back to Where you Came From (Volte para o lugar de onde veio) pretende conscientizar os espectadores sobre a dura realidade das pessoas que fogem do conflito sírio e que pedem asilo na Austrália.

Para realizá-lo, a rede de televisão pública SBS levou os participantes e a equipe de gravação ao povoado de Al Rauiya, ao norte da Síria. O vídeo promocional do programa transmitido nessa semana mostra como os australianos entram no local sob a proteção das milícias curdas. Ao chegar à escola, começam a ouvir disparos de morteiro e se retiram assustados. “Estão vindo para cá”, diz seu guia que, como os outros participantes, está equipado com colete à prova de balas, mas sem capacete. “Mantenham a cabeça baixa”, ordena enquanto avança agachado. “Não queremos que saibam que estamos aqui”, finaliza.

Mais informações
ONU quer envolver o Twitter e o Facebook contra os jihadistas
Ataque do Estado Islâmico mata 120 pessoas em mercado do Iraque
Do fogo real da guerra síria aos fogões de Gaza
Como derrotar o Estado Islâmico
Uma democracia sem heróis

Em um comunicado, a SBS confirmou que os participantes se encontravam a menos de um quilômetro de um posto controlado pelo Estado Islâmico, mas frisou que a segurança do pessoal da rede de televisão e da produtora CJZ “sempre foi primordial”. “A situação filmada pela câmera na qual disparam no grupo não foi planejada, mas não era inesperada em uma zona de guerra. A equipe de segurança armada estava preparada para uma situação dessas e rapidamente levou os participantes a um lugar seguro”, finalizou.

A rede de televisão revelou que pelo menos um membro da equipe de gravação se recusou a participar da filmagem por questões de segurança. “Os participantes e a equipe tiveram a escolha de continuar ou não sem que isso comprometesse seu papel no programa ou seu emprego, respectivamente”, explicou a SBS. Apesar “dos produtores terem seguido todas as instruções da equipe de segurança”, esta “não ordenou aos participantes e à equipe que usassem capacete”.

O programa, gravado em outubro de 2014, é exibido em um momento especialmente tenso para a Austrália. O governo confirmou que dezenas de jovens se uniram ao Estado Islâmico e estuda a aprovação de leis que permitirão retirar a nacionalidade de australianos que lutaram junto a grupos terroristas.

Por outro lado, aumenta a pressão da comunidade internacional sobre as autoridades australianas para que suavizem sua política de tolerância zero aos pedidos de asilo. A Austrália é o único país do mundo que detém quem chega em seu litoral de barco e os prende em campos de refugiados fora de seu território, nas remotas ilhas do Pacífico de Manus, Nauru e Christmas.

O programa da rede de televisão SBS pretende conscientizar os telespectadores sobre as razões que levam milhares de pessoas a abandonar seus países de origem e realizar a perigosa viagem de barco até a Austrália. Mas essa polêmica incursão em território sírio desviou a atenção da opinião pública ao debate sobre os limites desse tipo de programas.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_