_
_
_
_
_

Donald Trump lidera pesquisas republicanas

O multimilionário vence uma projeção da CNN sobre a escolha de candidatos

Donald Trump, no sábado em Oskaloosa, Iowa.
Donald Trump, no sábado em Oskaloosa, Iowa.SCOTT OLSON (AFP)

Donald Trump não tem nenhuma chance de conseguir a nomeação do Partido Republicano, dizem os especialistas. Donald Trump é um palhaço, dizem os comentaristas. Donald Trump é “um câncer para o partido”, diz o ex-governador do Texas, Rick Perry. Donald Trump é, após um mês e meio de campanha dizendo disparates, o favorito nas pesquisas das primárias republicanas, como confirmou no domingo um novo estudo da rede CNN.

Mais informações
McCain diz que Trump põe em risco a imagem dos republicanos
Partido Republicano rompe com Trump após insulto a McCain
Donald Trump ‘surfa’ em polêmicas e vive momento de glória nas pesquisas

A pesquisa, baseada em 1.017 entrevistas telefônicas e com margem de erro de 3,5%, é importante porque foi realizada no final da semana passada, quando já haviam ecoado algumas polêmicas (outras) declarações do empresário em que duvidava das honras militares do senador John McCain, herói de guerra e ex-candidato presidencial. Esse comentário provocou a reação imediata de boa parte de seus adversários nas primárias republicanas, que encontraram a forma de atacá-lo por ofender os veteranos, com as esperanças de que Trump finalmente teria chegado longe demais em sua espiral de disparates.

A verdadeira importância das pesquisas é que só cabem 10 candidatos no primeiro debate das primárias republicanas – e Trump estará entre eles

Mas a base republicana parece disposta a fechar o olho a qualquer coisa que o empresário diga, apoiando-o nas pesquisas com 18% de preferência contra 15% do ex-governador da Flórida, Jeb Bush, e 10% do governador do Wisconsin, Scott Walker, dois dos grandes favoritos. Em Iwoa, no entanto, estado considerado referência nacional na hora de saber o destino das primárias, Trump está em segundo lugar, atrás de Walker.

Essas pesquisas não permitem tirar conclusões sobre as primárias, e muito menos sobre a eleição presidencial prevista para daqui a 16 meses. Mas elas revelam o estado de ânimo na base do Partido Republicano. Os integrantes da base estão curtindo ter um candidato sem pelos na língua, que se mete com os imigrantes, com o Governo, com o establishment republicano, com o “mole” John McCain, que diz que é preciso deixar a política aos homens de negócio como ele porque os políticos demonstraram ser uns inúteis. O empresário já fala de seus seguidores como “um movimento”. Esse movimento, contudo, significa uma enorme preocupação para o Partido Republicano. A mesma pesquisa da CNN revela que 59% dos registrados para votar têm uma opinião negativa de Trump.

Com sua fortuna pessoal, Trump é um dos candidatos com maiores recursos econômicos

A verdadeira importância das pesquisas, neste momento, é que só cabem 10 candidatos no primeiro debate das primárias republicanas, em 6 de agosto pela Fox. O que não estiver ali pode se despedir da campanha. As pesquisas são a base sobre a qual a Fox escolhe os 10 convidados para o debate. E Trump, que antes estava descartado e ignorado pelos outros candidatos, conseguiu se tornar imprescindível ao evento graças a uma campanha consistente de insultos e circo.

Trump, com sua fortuna pessoal, é um dos candidatos com maiores recursos econômicos nesta corrida, ao lado de Jeb Bush – que bateu o recorde de dinheiro arrecadado faltando um ano e meio para as eleições, com 114 milhões de dólares (382 milhões de reais) – e do senador Ted Cruz do Texas. Isto garante que seguirá na disputa por vários meses, uma vez superado o debate da Fox.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_