Família Real Britânica

Foto de Elizabeth II fazendo saudação nazista em 1933 provoca polêmica

A imagem, publicada pelo ‘The Sun’, mostra a rainha, aos 7 anos, e o tio Eduardo

Capa do jornal 'The Sun'. / AP (Tim Ireland) AP / reuters-live! (AGENCIA_DESCONOCIDA)

O Reino Unido amanheceu neste sábado com uma fotografia, na capa do jornal sensacionalista The Sun, da rainha Elizabeth II fazendo a saudação nazista. Trata-se de uma imagem extraída de um filme caseiro gravado em 1933. Nela, a futura rainha, que então tinha 7 anos, aparece com sua irmã Margaret, com a rainha mãe e com seu tio Eduardo, o então príncipe de Gales. Todos fazem a saudação nazista, exceto a pequena Margaret, que parece tentar sem sucesso.

O jornal dedica a capa e várias páginas internas à filmagem de 17 segundos, que é reproduzida em sua página na Internet. A rainha aparece primeiro brincando com um cachorro nos jardins do castelo de Balmoral, na Escócia. Então, a rainha mãe levanta o braço realizando a saudação nazista, e a rainha Elizabeth e o futuro Eduardo VIII a imitam.

Mais informações

No palácio de Buckingham não gostaram da utilização de uma fotografia de 80 anos atrás, e questionaram como o jornal obteve o antigo filme, que pertence ao arquivo pessoal. “Ninguém nesse momento tinha ideia de como evoluiria [o nazismo]. Implicar qualquer outra coisa é enganoso e desonesto. Muita gente verá essas imagens no momento e contexto apropriados. Essa é uma família brincando e, num momento, fazendo referência a um gesto que muitos tinham visto nas notícias”, disse um porta-voz do palácio. A dedicação da rainha ao bem-estar do país durante a II Guerra Mundial e nos 63 anos em que construiu “relações entre países e povos falam por si só”, acrescentou o porta-voz.

O diretor-adjunto do The Sun, Stig Abell, admitiu que entende o descontentamento, mas defendeu que o trabalho dos jornalistas é jogar luz sobre coisas que aconteceram. Abell disse que obteve o filme de forma “legítima” e que sua publicação não tem como fim “sugerir nada impróprio” por parte da família britânica. O jornal decidiu publicar a imagem, explica Abell, porque a presença nela do príncipe Eduardo a concede “uma grande importância histórica”.

O então príncipe de Gales, irmão mais velho de Jorge VI, reinou como Eduardo VIII entre janeiro e dezembro de 1936, antes de abdicar para se casar com a divorciada norte-americana Wallis Simpson. A polêmica sempre rodeou Eduardo VIII por sua aparente simpatia por Adolf Hitler, com quem o casal tirou uma fotografia em um encontro em Munique em 1937, dois anos antes de irromper a Segunda Guerra Mundial.

Não é a primeira vez que o nazismo coloca em situação delicada a casa real britânica, e também não é a primeira em que a surpresa vem das mãos do The Sun. Em 2005, o tabloide publicou uma fotografia do príncipe Harry, de 20 anos, filho mais novo do príncipe Charles e da falecida princesa Diana, vestido de nazista em uma festa à fantasia.

O mais visto em ...Top 50