Banco Central Europeu intensifica a pressão sobre os bancos gregos
Draghi exige que Tsipras apresente uma proposta convincente na cúpula desta terça Caso contrário, o BCE fechará a torneira e precipitará a falência da Grécia
O Banco Central Europeu mandou uma mensagem à Grécia na segunda-feira: vai conservar os bancos com liquidez, mas cada vez mais perto da asfixia. O conselho do BCE mantém as linhas de liquidez emergencial intactas, mas intensifica a pressão: o presidente do banco, Mario Draghi, anunciou o endurecimento das garantias que os bancos gregos precisam dar ao banco central em troca de dinheiro.
Mais pressão: Draghi ordenou a Alexis Tsipras apresentar uma proposta convincente na cúpula desta terça-feira em Bruxelas. Caso contrário, o BCE fechará a torneira e precipitará a falência da Grécia.
“Apesar da elevação das garantias, os bancos têm liquidez para continuar abertos. Mas a mensagem é clara", indicaram fontes de Frankfurt. Dessa forma o banco central europeu está dando a Tsipras uma última oportunidade depois do “não” inequívoco do referendo, do calote da semana passada ao FMI e do fim do segundo resgate.
Os bancos gregos estão pendurados por um fio: perderam a confiança dos correntistas e enfrentam dificuldade cada vez maior com o BCE, que aguarda apenas um sinal político para tomar uma decisão definitiva. Esse sinal chegará na terça-feira, no grupo do euro e na cúpula. A Europa conserva a porta aberta à negociação, mas o BCE deixou a Grécia com apenas uma bala a mais: sem mandado dos líderes para negociar o terceiro resgate, que acontecerá apenas se o plano de Tsipras for aquele que os credores querem ouvir, Frankfurt deixará os bancos quebrar. Seria preciso recapitalizá-los com dinheiro europeu, mas isso só seria possível com um resgate.
Caso contrário, será o Estado grego que terá que injetar o dinheiro. Mas Atenas está quebrada. A outra opção seria a adoção de uma moeda paralela, o que seria um primeiro passo para o país sair da zona do euro ou ingressar em um limbo jurídico, com duas moedas em circulação e um corralito (retenção de depósitos bancários).
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.