_
_
_
_
_
A MEMÓRIA DO SABOR
Coluna
Artigos de opinião escritos ao estilo de seu autor. Estes textos se devem basear em fatos verificados e devem ser respeitosos para com as pessoas, embora suas ações se possam criticar. Todos os artigos de opinião escritos por indivíduos exteriores à equipe do EL PAÍS devem apresentar, junto com o nome do autor (independentemente do seu maior ou menor reconhecimento), um rodapé indicando o seu cargo, título académico, filiação política (caso exista) e ocupação principal, ou a ocupação relacionada com o tópico em questão

O Chile tem seu sal em Cáhuil

Há um lugar onde o mar se faz sal. Só é preciso esperar a subida das marés, que alcançam quase dois metros de altura

Sal de Cáhuil à venda.
Sal de Cáhuil à venda.JOSÉ LUIS RISSETTI

Em Cáhuil o mar se faz sal. Para conseguir isso é preciso esperar a subida das marés, que na região alcançam quase dois metros de altura e empurram a água sete quilômetros acima pelo estuário de Nilahue, justo até o ponto em que se formam as piscinas – ali são chamadas de cuarteles (quartéis), embora também utilizem o termo cocedero (espécie de forno) e sua versão local, sancochadoras (peça para cozinhar)–, nas quais ficará contida e começará o processo de consolidação do sal marinho.

Mais informações
Restaurante Celler de Can Roca cozinha em Buenos Aires
Yawar, uma batata banhada em sangue
Os 50 Melhores restaurantes, mais latinos do que nunca

Isso se passa há séculos nos arredores desse pequeno povoado que leva o nome das salinas que alimentam sua vida. Cáhuil significa “lugar de gaivotas” em mapudungun, a língua vernácula da região, e é um dos enclaves de O’Higgins (a VI Região do Chile), 15 quilômetros ao sul de Pichilemu e alguns quilômetros terra adentro. O Pacífico fica a distância suficiente para que a água que avança a cada maré inunde suas piscinas e alimente a vida na laguna, encabeçada pela ostra e o choro zapato, um mexilhão do tamanho da mão, cada dia mais escasso.

A história se repete na laguna de Boyeruca, em Lo Valdivia, a 30 quilômetros dali. As cooperativas de salineiros de Cáhuil e Lo Valdivia comercializam juntas seus produtos, sob a marca Ancestros del Pacífico. A produção atual é pequena. Apenas se mantém em operação 30% das salinas, o que permite obter ao redor de 3.000 toneladas anuais. A mudança se deu na segunda metade do século XX, quando a legislação sanitária chilena exigiu concentrações de iodo de 95%, ou seja, 7% mais do que contém o sal marinho da região. As consequências ainda podem ser notadas hoje. O sal foi empregado nesse tempo para assentar estradas e outros usos alheios ao consumo humano, e o preço do produto caiu aos níveis mais baixos. Hoje, a saca de 50 quilos – unidade de medida dos produtores salineiros – está cotada em torno de 10 dólares. Pouco pagamento para tanto trabalho. Todo o trabalho nas salinas das lagunas de Cáhuil e Boyeruca é feito manualmente.

Cáhuil significa "lugar de gaivotas" em mapudungun, a língua vernácula da região

Eu soube dos salineiros de Cáhuil e Lo Valdivia pelo livro La Sal, editado pelo fotógrafo José Luis Rissetti, e alguns meses depois me encontrei com eles, sua realidade e seu impressionante produto, em uma das salas de conferências do Ñam, o evento culinário que Santiago realiza todos os anos com o início do outono. Chegaram pela mão da Cocine, a fundação que busca o fortalecimento das organizações de produtores, incentivando a projeção pública de seu trabalho e a abertura de mercados para o sal marinho de Cáhuil.

A Cooperativa Camponesa de Salineiros de Cáhuil, Barrancas e La Villa foi reconhecida no ano 2011 pelo Conselho Nacional da Cultura e das Artes como um dos Tesouros Humanos Vivos do Chile.

As cooperativas de salineiros de Cáhuil e Lo Valdivia comercializam seus produtos juntas, sob a marca Ancestros del Pacífico

Nesta época do ano as salinas vivem em silêncio e quietas, como se estivessem abandonadas, à espera do começo da temporada seguinte. Não voltarão a se encher e começar a mostrar suas típicas montanhas de sal brilhando ao sol até que outubro anuncie a chegada do calor e as portas ao verão se abram. Os cuarteles serão então limpos com uma espécie de rastelo liso, as raspadeiras, até ficarem bem puros, e as piscinas começarão a encher-se aos poucos, deixando o barro decantar e levando ao aumento da concentração do sal em cada etapa. Conforme o processo avança, as montanhas brancas e brilhantes compostas de sal puro irão povoando a paisagem.

Tudo é feito à mão nessas salinas, repetindo práticas de que se tem registro desde os tempos da colônia. Restos arqueológicos encontrados na área fazem pensar que a produção de sal remonta nessas lagunas ao período das invasões incas, no começo do século XV. O resultado final é um sal exemplar. Natural, sem aditivos nem antiaglomerantes, e rico em minerais procedentes da argila que sedimenta nos cuarteles. Não endurece, é macio, leve e de sabores limpos, completamente alheio ao profundo gosto metálico que distingue os sais de origem mineral.

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_