_
_
_
_
_

Coisas que você nunca tinha visto

Câmeras que gravam sem bateria, um robô cozinheiro, um carro que circula sozinho e vírus que curam o câncer

Uma câmera sem bateria

Quando parecia que tudo já havia sido inventado no mercado das câmeras de vídeo, um grupo de pesquisadores da Universidade de Columbia, em Nova York, conseguiu revolucionar de novo a imagem digital.

Câmera que funciona sem bateria.Vídeo: Reuters - live!

É possível fazer funcionar uma câmera sem bateria? Sim. Como se fosse um painel solar, este dispositivo inovador capta a luz do ambiente e a converte em energia elétrica. Um cômodo bem iluminado é o único requisito para que o milagre aconteça e sejam feitas imagens de forma ilimitada.

Boa mão robótica na cozinha

O primeiro robô que cozinha.Vídeo: Reuters - live!

Igualmente impactante é o primeiro robô que cozinha. Muitos deles são capazes de aspirar pisos, limpar janelas e cortar a grama. Agora também podem cozinhar com a mesma habilidade e estilo de um chef. A empresa britânica Moley Robotics projetou um protótipo de robô cozinheiro que tem dois braços e duas mãos para reproduzir os mesmos movimentos de um chef humano. É necessário apenas gravar previamente a preparação de um prato em 3D e, em alguns minutos, ele consegue preparar as receitas mais sofisticadas. Aqueles que não se sentem confortáveis cozinhando ou que simplesmente não têm tempo para isso terão de esperar alguns anos para ver a primeira versão desse robô em suas cozinhas.

O motorista invisível

Carro que anda sozinho.Vídeo: Reuters - live!

Imagens de ficção científica como as de A Super Máquina, circulando sozinha já não são impossíveis. O carro que dirige sozinho está cada vez mais perto das ruas e estradas do mundo. A companhia alemã Audi desenvolveu um carro que anda sem a necessidade de motorista, uma espécie de estágio intermediário entre o controle de velocidade de cruzeiro e a direção totalmente autônoma. O carro muda de faixa de rolamento calculando a velocidade e a distância em relação aos outros veículos. Tudo graças a sensores colocados na parte dianteira, média e traseira, que ajudam a ter uma visão de 360 graus tanto dos objetos estáticos como dinâmicos que estão em torno. É capaz de circular assim apenas em autoestradas, na cidade o piloto automático deixa de funcionar.

Vírus contra o câncer

Vírus contra o câncer.Foto: reuters_live | Vídeo: Reuters-LIVE!

O câncer de pâncreas é um dos mais agressivos. Até o momento não se conhecia nenhum tratamento eficaz para combatê-lo. Agora, um grupo de pesquisadores do Instituto Leloir, na Argentina, descobriu que o vírus que causa resfriados e conjuntivites pode ajudar a curá-lo. Os cientistas modificaram o DNA desse germe para que só pudesse se reproduzir em células cancerígenas, o que conseguiu inibir o crescimento de um tumor no pâncreas em animais de laboratório. A técnica representa um grande avanço em relação aos tratamentos convencionais para o câncer, como a quimioterapia e a radioterapia, que deixam graves sequelas.

Mais informações
Rumo a uma era digital obscura?
Algúm dia engoliremos um robô
Desconcertante Geração Z
Bactéria transforma a energia solar em combustível líquido
Um réquiem para a ‘lan house’

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_