_
_
_
_

Nicolás Maduro oferece a Barack Obama um diálogo condicionado

O presidente venezuelano exige os EUA desmontem sua “maquinaria de guerra"

S. A.
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro.
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro.Alejandro Ernesto (EFE)

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, reiterou este sábado no Panamá sua disposição de “estender a mão” ao norte-americano Barack Obama para tentar retomar as desgastadas relações entre Caracas e Washington.

Mais informações
Raúl Castro a Obama: “Estamos dispostos a falar sobre tudo”
Degelo político provocou uma saudação histórica
Dilma e presidentes da região elogiam o encontro histórico

“Estou disposto a falar com o presidente Obama com respeito e sinceridade quando ele quiser”, disse Maduro durante a Cúpula das Américas, com outros presidentes latino-americanos de testemunha.

Mas há condições para o diálogo. Concretamente, o presidente venezuelano pôs vários requisitos sobre a base de que os Estados Unidos devem reconhecer a “soberania e independência” da Venezuela. Isso implica, ressaltou, abolir o “desproporcional e irracional” decreto que declarou Caracas como uma “ameaça” aos interesses de Washington e também desmontar a “máquina de guerra psicológica, econômica, política e militar” que segundo ele os Estados Unidos dirigem de sua embaixada na capital venezuelana.

Maduro afirmou diante dos presidentes que enviou mensagens “públicas e privadas” ao presidente dos Estados Unidos

Maduro assegurou que, desde que assumiu a presidência da Venezuela em 2013, enviou reiteradas mensagens “públicas e privadas” ao presidente Barack Obama para buscar uma forma de retomar as relações bilaterais, agora mais tensas por causa das sanções norte-americanas. Obama “nunca respondeu”, lamentou perante os mandatários. O norte-americano já tinha saído da sala.

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_