Violência policial nos EUA

Divulgado novo vídeo que mostra policial matando homem desarmado

Gravação feita do carro patrulha mostra a vítima fugindo minutos antes de ser baleada

Novo vídeo mostra fuga de Walter Scott antes de morrer.Reuters-LiVE! (reuters_live)

As autoridades da Carolina do Sul divulgaram na sexta-feira um novo vídeo que mostra os minutos anteriores aos disparos feitos por um policial branco, na manhã do último sábado, que causaram a morte de Walter Scott, negro, e que causaram indignação nos Estados Unidos.

O vídeo, de quatro minutos de duração, foi gravado do interior do veículo dirigido pelo agente Michael Slager, autor dos disparos. Nele, vê-se como o agente ordena que o carro guiado por Scott pare por estar com um farol quebrado.

Com os dois veículos parados, Slager sai do carro, pede a documentação a Scott e volta ao seu carro, no momento em que Scott sai do veículo e o policial ordena que ele retorne para o interior do carro. Scott obedece no início, mas depois abre a porta do automóvel, foge correndo é perseguido pelo policial.

Mais informações

Diferentemente do vídeo mostrado na terça-feira, nessa nova gravação, divulgada pela Divisão de Forças da Lei da Carolina do Sul, não é possível ver os disparos, já que a ação está fora do campo de gravação da câmera, que durante todo o ocorrido está dentro do veículo.

O agente Michael Slager, de 33 anos, compareceu diante do juiz, um dia depois de ser detido pela morte de Scott no sábado. O vídeo no qual a morte de Scott é mostrada foi gravado com um celular e foi vital para que as autoridades agissem imediatamente contra Slager, que está preso sem possibilidade de fiança por assassinato, delito que na Carolina do Sul pode ser punido com a pena de morte.

No vídeo, é possível ver como o policial dispara até oito vezes nas costas da vítima, que corre e finalmente cai no chão ferido mortalmente.

Mais informações

O mais visto em ...

Top 50