_
_
_
_

Kerry diz que negociação nuclear com Irã chegou a momento decisivo

Presidente iraniano vê acordo nuclear com os EUA factível. Conversas recomeçam dia 26

Ángeles Espinosa
O secretário de Estado Kerry neste sábado em Lausana.
O secretário de Estado Kerry neste sábado em Lausana.BRIAN SNYDER (AFP)

“Avançamos, mas ainda restam diferenças importantes”, resumiu o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, sobre a mais recente rodada de negociações nucleares com o Irã, em uma declaração à imprensa neste sábado. Suas palavras pareciam ser dirigidas, no entanto, ao líder supremo iraniano, Ali Khamenei, que tem a última palavra nos assuntos de segurança nacional. “É o momento de tomar decisões-chave, e o passar do tempo não vai tornar as coisas mais fáceis”, disse Kerry, antes de destacar que as grandes potências estão unidas a respeito.

A apenas dez dias do fim do prazo que os negociadores estabeleceram para se alcançar um acordo político, aumentou a expectativa sobre o andamento das negociações. Durante a última rodada, que foi concluída na sexta-feira em Lausanne (Suíça), representantes de EUA, China, Rússia, Reino Unido, França e Alemanha tentaram reduzir as diferenças com o Irã sobre os limites a seu controverso programa nuclear. Ainda que não tenha surgido o esboço sobre o qual aparentemente estão trabalhando, o fato de Kerry ter permanecido à frente da equipe norte-americana diz muito sobre o estado do processo.

Mais informações
Perspectiva de um acordo nuclear agrava a tensão política no Irã
A sabotagem a Obama chega à política externa dos Estados Unidos
Em livro, Celso Amorim fala da mediação na questão nuclear iraniana
Para Netanyahu, pacto com Irã vai causar “pesadelo nuclear”

“Estou convencido de que é possível alcançar um acordo e não há nada que não possa ser resolvido”, disse um pouco antes o presidente iraniano, Hasan Rohani. Seu otimismo contrastava com as declarações de funcionários iranianos e ocidentais, que durante os últimos dias haviam constatado que as partes ainda estavam muito distantes, apesar da vontade de alcançarem um acordo.

 As partes se prepararam para o momento decisivo. Acertaram retomar a negociação no próximo dia 26. E no fim do mês vence o prazo estabelecido para se chegar a um acordo inicial sobre a questão nuclear iraniana. O acordo definitivo deveria ser concluído até o fim de junho.

O objetivo das negociações, formalmente entre as grandes potências (EUA, China, Rússia, Reino Unido, França e Alemanha) e o Irã, é alcançar um acordo que permita aos iranianos o desenvolvimento de um programa nuclear civil, mas não ter a capacidade de construir armas nucleares, como os EUA e seus aliados suspeitam que seria a intenção de Teerã. Em troca de aceitar esses limites, Teerã obterá a suspensão das graves sanções econômicas e financeiras impostas contra o país, com as quais a comunidade internacional vem castigando a postura iraniana e que prejudicam seu desenvolvimento.

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_