Venezuela usa em campanha a foto de um jornalista detido no país em 2013
Rede de TV pública usa a foto do norte-americano Jim Wyss em uma campanha turística
“Amamos a Venezuela... por receber estrangeiros como um dos seus”. Na imagem, um casal se abraça sobre esse lema para uma campanha estatal da televisão pública Telesur. A iniciativa publicitária não teria nada de particular se não fosse pelo fato da pessoa que aparece na imagem não ser um turista, mas Jim Wyss, jornalista do jornal Miami Herald, que foi detido durante 48 horas pelas autoridades venezuelanas em novembro de 2013.
A foto foi lançada na sexta-feira, de acordo com a Reuters, junto com outros vídeos e fotografias promocionais da Venezuela nos quais aparecem lugares turísticos ou imagens de Hugo Chávez, através da televisão estatal venezuelana e das redes sociais Twitter e Youtube, onde foram divulgadas com as hashtags #AmamosVenezuela e #WeloveVenezuela.
“Acho muito divertido”, Wyss declarou por telefone de Bogotá ao jornal The New York Times. “Não sei se foi um grande erro por parte da Telesur ou alguém que tem muito senso de humor. É muito ridículo”, acrescentou. O jornalista, correspondente em Bogotá do jornal norte-americano, assegurou também que desde aquele incidente em 2013, voltou a viajar como jornalista para a Venezuela sem nenhum problema.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.