_
_
_
_

Papandreu afunda de vez o Pasok ao lançar um novo partido

Antigo líder do histórico partido lança o Movimento dos Democratas Socialistas

M. A. S.
Giorgos Papandreu durante a reunião inaugural do novo partido.
Giorgos Papandreu durante a reunião inaugural do novo partido.Y. K. (EFE)

Até ontem o Movimento Socialista Pan-helênico (Pasok) havia perdido 20% de seus eleitores para o Syriza; 10% para a conservadora Nova Democracia –sua parceira de governo desde 2012— e outros 10% para o To Potamo (O Rio, uma nova formação de centro), segundo uma pesquisa publicada nesta semana. Agora, o lançamento neste sábado do novo partido de Giorgos Papandreu, ex-primeiro-ministro grego, pode acabar de vez com o histórico partido, fundado por seu pai, Andreas, em 1974.

Mais informações
A Grécia mergulha na campanha eleitoral em clima de polarização
UE teme que instabilidade arruíne o fraco crescimento econômico
Grécia antecipa eleição e vive maior cataclismo político desde a crise

Com a nova legenda, Movimento dos Democratas Socialistas, o antigo líder do Pasok se vinga de seu principal rival, Evangelos Venizelos, atual número dois do Governo e ministro de Relações Exteriores. Há algumas semanas, ambos tiveram uma reunião ríspida na qual Venizelos suplicou a Papandreu que não desse o passo adiante, mas em vão. A mídia grega destaca o tom de vingança presente na iniciativa; as desavenças entre ambos vêm de longe, e se tornaram especialmente patentes após a queda de Papandreu, em 2011, quando propôs a realização de um referendo sobre o segundo resgate à Grécia, que acabou com sua saída do Governo, e sua teórica aposentadoria política. Apesar de formar o Governo de coalizão com a Nova Democracia desde junho de 2012, o Pasok está em queda livre desde 2010, ano do primeiro resgate, anunciado à época por um atribulado Papandreu.

Após décadas de poder quase absoluto –em 2009 ganhou as eleições com 35% dos votos, maioria absoluta— as pesquisas mostravam até ontem o Pasok com em torno de 5% dos votos para as eleições deste mês; desse número agora é preciso retirar aqueles que podem ir atrás do novo partido de Papandreu.

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_