_
_
_
_
_
Coluna
Artigos de opinião escritos ao estilo de seu autor. Estes textos se devem basear em fatos verificados e devem ser respeitosos para com as pessoas, embora suas ações se possam criticar. Todos os artigos de opinião escritos por indivíduos exteriores à equipe do EL PAÍS devem apresentar, junto com o nome do autor (independentemente do seu maior ou menor reconhecimento), um rodapé indicando o seu cargo, título académico, filiação política (caso exista) e ocupação principal, ou a ocupação relacionada com o tópico em questão

“Quer nos ajudar a torturar alguém?”

Nas prisões franquistas de Madri, conhecidos das vítimas eram convidados a participar dos “exercícios” de tortura

Juan Arias
Dilma Rousseff recebe o relatório da Comissão da Verdade.
Dilma Rousseff recebe o relatório da Comissão da Verdade.EVARISTO SA (AFP)

Esta é uma história real sobre o inferno da tortura que um dos protagonistas me contou e sobre a qual nunca escrevi porque me repugnou tanto que preferia que ela morresse em meu esquecimento. Não é uma história de tortura no Brasil, mas em minha pátria, a Espanha, e se passa, concretamente, nas prisões policiais da Praça do Sol em Madri, durante a ditadura militar franquista que durou 40 longos anos.

Mais informações
“A sociedade como um todo foi violentada pela ditadura”
“Eu acho, não, tenho quase certeza que eu não fui estuprada”
“As marcas da tortura sou eu. Fazem parte de mim”
Brasil reescreve a sua história ao revelar detalhes da ditadura militar
Acusadas 377 pessoas por graves violações durante a ditadura

Decidi contá-la hoje movido por todo esse tsunami de notícias que o relatório redigido pela Comissão da Verdade sobre o inferno da tortura no Brasil está trazendo à tona. Cada caso revelado parece mais vergonhoso e cruel que o anterior, como se a violência humana ao agredir o próximo não tivesse limites.

O Brasil está vivendo durante esses dias uma catarse com a publicação dos nomes dos responsáveis e atores de tanta barbárie. E nem sequer os torturadores que ainda estão vivos poderão ser julgados e castigados porque a Lei de Anistia assim determina, com o objetivo de facilitar, se diz, a volta da democracia e para não ter de castigar também os grupos violentos de extrema esquerda.

O caso que apresento hoje nesta coluna foi contado a mim por um amigo que, após anos, ainda ficava com a voz trêmula ao recordá-lo. Não se trata de alguma tortura nova e refinada, já que nesse modelo de barbárie toda a fantasia humana parece já ter se esgotado.

O que aconteceu com o meu amigo prova que se no aspecto físico já é impossível inventar novos tipos de torturas, esse horror pode ser infinitamente aperfeiçoado em seus aspectos psicológicos.

Entregavam a Franco, junto com o café, depois da comida, a lista dos anti-franquistas que deveriam ser executados no dia seguinte

Se aos corpos dos torturados, em todos os tempos, em todos os lugares e de todas as ideologias – direitas e esquerdas – foram aplicados todos os sofrimentos e humilhações imagináveis, nas prisões de Madri, os torturadores conseguiram se superar em sua imaginação ao unir, às vezes, a tortura do corpo à do espírito.

O refinamento de acrescentar um adicional de crueldade à dor física chegou ao cúmulo quando, ao saber que o torturado tinha tido algum amigo íntimo, com o qual, por uma alguma circunstância da vida, havia rompido sua amizade, ou feito alguma maldade para essa pessoa, a buscavam e ofereciam a ela a possibilidade de participar diretamente dos intitulados “exercícios” de tortura.

Desse modo, o antigo amigo da vítima era chamado para ser um carrasco anônimo na escuridão da cela. O único limite que se impunha era o de não acabar com a vida do torturado. Mas um médico presente era quem se encarregava disso.

Meu amigo foi um desses convidados. Ofereceram a ele a possibilidade de participar ativamente, naquela manhã, dos atos de tortura que ia sofrer um antigo amigo seu com o qual havia rompido há tempos após uma briga.

“Assim você pode se vingar dele o quanto quiser”, disseram, e acrescentaram: “Pode torturá-lo como quiser sem que ninguém saiba e poderá fazer com que ele sofra ainda mais vendo que é você quem o tortura”. Era o cúmulo do sadismo.

Entregavam a Franco, junto com o café, depois da comida, a lista dos anti-franquistas que deveriam ser executados no dia seguinte. Ele pegava a folha de papel em suas mãos e desenhava uma flor ao redor de cada nome. Era sua romântica sentença de morte.

Nos locais de tortura, como a antessala de fuzilamento, a fantasia de fazer sangrar até a alma das vítimas não tinha limites, como mostra a história do meu amigo.

“Tortura nunca mais”, diz um cartaz no Brasil. Esse é um gesto e um desejo de alta tensão democrática. Que o tomemos como nosso para nos sentirmos menos cúmplices e menos envergonhados, já que os torturadores não foram nem são monstros ou alienígenas. Têm mãe, irmãos e amigos como nós. Vivem como pessoas normais. Às vezes, tem orgulhoso de seu ofício e do quanto o cumprem bem.

E esse é, talvez, o maior horror de todas as trágicas torturas realizadas ao longo da História, o fato de que o carrasco se apresenta como um de nós.

Não dá calafrios pensar que todos poderíamos ser potenciais torturadores?

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_