_
_
_
_
_
Medo à liberdade
Tribuna
São da responsabilidade do editor e transmitem a visão do diário sobre assuntos atuais – tanto nacionais como internacionais

Colheita de ódio

Sucesso inicial do presidente dos EUA, Barack Obama, foi o fracasso do sistema. Agora, o sistema e as ruas o repudiam

A história de Barack Hussein Obama lembra a de Daniel Dravot, um dos protagonistas de O Homem que queria ser rei, o livro de Rudyard Kipling que deu origem ao filme homônimo: ambas são duas histórias de sonhos que acabam mal. Obama teve um começo glorioso. Estive em Berlim em 2008, quando falou para as multidões no Tiergarten sob a Coluna da Vitória, o escutei, me comovi, chorei, acreditei. Agora, após competir com François Hollande pelo título de mandatário mais impopular e repudiado, voltou às suas origens não como o advogado afro-americano – portanto, pouco apreciado pelos WASP (verdadeiros donos dos Estados Unidos e que compreendem suas razões) –, mas como o príncipe queniano que poderia ter sido o rei da América.

Quando foi obrigado, há alguns dias, a interromper um discurso em Chicago e contestar as repreensões de vários presentes que o acusavam pela paralisia da reforma migratória e as deportações de imigrantes latinos sem documentos, deve ter sentido não só como a vida é injusta (todo governante – bom, mal ou regular – deve saber disso ao chegar ao cargo), mas como deve ter sentido também que nenhum povo está disposto a entender as razões, os tempos, os problemas e as vicissitudes dos políticos.

Essa é a era do “aqui e agora”. E se um Governo não tem imaginação para fazer sonhar ou oferecer algo que permita às pessoas seguir um caminho civilizado, tem que estar preparado para a tomada das ruas. Perdemos a oportunidade de fazer propostas concretas para acalmar a população, esgotamos todos os prazos, destruímos o clima e usamos todos os sprays quando e como quisemos, e agora queremos pedir aos que acabaram de incorporar o mau hábito de comer três vezes por dia que não destruam o planeta, que não se irritem e que não façam o mesmo que fazemos há 60 anos. Assim não funciona.

Acabar com o problema das 11 milhões de pessoas sem documentos implicar dotar os Estados Unidos de segurança nacional.

Obama reinou quando enfrentou o Congresso. Ainda assim representa o fracasso da classe política que não viu os aviões indo de encontro às Torres Gêmeas, que assassinou o futuro de nossos filhos em uma desenfreada cobiça sem fim e especulação financeira, que nos levou à duas guerras com mentiras pelas quais muitos têm um primo ou um irmão morto, e o que é pior, quando os soldados voltam perdidos desses conflitos podem nos assassinar em qualquer rua norte-americana, pois criou-se uma geração de militares, mas nunca foram preparados para a vitória ou para saber o que acontece depois do regresso. Por isso, Obama reina sozinho quando se decide pelo confronto.

O sucesso inicial do presidente democrata foi o fracasso do sistema. Mas depois quis ser entendido pelo sistema e agora o sistema e as ruas o repudiam. Hoje sabe que quem limpa sua piscina, corta seu gramado, pole seu carro, cuida de suas crianças e faz sua comida é alguém sem documentos que já não está só sem paciência, mas com ódio no coração. Talvez por essa razão Obama quer agora falar espanhol.

Mais informações
Do céu ao inferno em 45 dias
Argentina, um país de dinastias
No, we can’t!
O Estado sequestrado

Acabar com o problema das 11 milhões de pessoas sem documentos implica dotar os Estados Unidos de segurança nacional. E foram os mesmos responsáveis políticos que afundaram o mundo e que têm a capacidade de destruí-lo os que conseguiram convencê-lo de que o melhor era negociar. Mas não existe nada para negociar porque não existe nada para preservar. O passado foi um fracasso e seu futuro é medonho. Esse ódio desenvolvido a partir das famílias destruídas pelas expulsões pode seguir, no futuro, o caminho dos distúrbios raciais de hoje.

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_