_
_
_
_
_

Como acalmar um bebê: sabedoria do YouTube para pais desesperados

Vídeos para responder à eterna pergunta: "Como fazer um bebê parar de chorar?"

De todos os mistérios que envolvem a chegada de um bebê ao mundo, o Santo Graal é, sem dúvida, o segredo para conseguir acalmá-lo quando estiver chorando. Canções de ninar, horas intermináveis nos braços e inclusive passeios de carro em horas intempestivas são algumas das atitudes típicas dos progenitores de recém-nascidos.

Mais informações
Geração ‘youtuber’ ganha dinheiro
Dados que todo hipocondríaco deveria saber (e esquecer)
Tudo o que você passou a vida fazendo errado
O que você mudaria no seu corpo?

Alguns afortunados já têm sua estratégia particular em forma de canções de Katy Perry ou Bob Marley. Uns mais e outros menos, muitos pais em momentos de desespero já recorreram a um computador e perguntaram ao Google e ao YouTube coisas do tipo: “Como acalmar um bebê em poucos minutos?” ou “Como fazer um bebê parar de chorar?”.

Nos tempos da perda da tribo, em que os conselhos da avó ficaram defasados, a internet é uma luz no fim do túnel. Se é possível aprender a fazer sushi e a tocar Stairway to Heaven no violão graças a um tutorial, por que não aprender a ser pai?

Estes são os vídeos para amansar as feras que podem salvar a sua vida, e o seu sono.

1. O efeito Mozart (Mais de 16 milhões de pais desesperados)

Em 1993, a revista Nature publicou um artigo que relacionava a música clássica, em especial a de Mozart, com a melhora do rendimento cerebral. O texto confirmava uma crença que começou a circular anos atrás sobre o efeito da música do compositor na saúde e, especialmente, no caso dos bebês, cujo cérebro está em desenvolvimento. Ainda que a teoria tenha sido amplamente questionada, parece que funcionou para muitos. E, para não precisar buscar uma música nova a cada cinco minutos, surgiram centenas de vídeos com horas de sonatas que têm tirado muitos pais do sufoco, de acordo com os comentários escritos para os vídeos. Como este: duas horas e 18 minutos de melodias compostas pelo músico austríaco com suposto efeito hipnótico e estimulante.

2. O Oompa Loompa (quase três milhões de pais desesperados)

Há dois anos, um casal espanhol decidiu compartilhar com o mundo o curioso método que havia inventado para conseguir que sua filha, que na época tinha apenas três semanas, submergisse no mundo dos sonhos em questão de segundos. O truque é tão eficaz que foi compartilhado em muitos sites especializados em bebês, recebendo milhares de comentários, na maioria positivos. Também recebeu algumas críticas, que opinam que o sucesso do Oompa Loompa tem como base táticas potencialmente perigosas como a massagem do seio carotídeo ou a síndrome do bebê sacudido. No entanto, especialistas em recém-nascidos como o neonatologista Adolfo Gómez Papi fizeram elogios. Gómez Papí, um dos primeiros a difundir o vídeo e, em parte, responsável por ter se tornado viral, afirmou em seu perfil no Facebook que o método funciona simplesmente porque os bebês “estão protegidos e em movimento”. Ou, o que é o mesmo, sentem-se como quando viajavam dentro da barriga de suas mães.

3. O anúncio japonês (mais de milhão de pais)

A Lotte, maior empresa de doces do Japão, lançou há alguns meses uma campanha de publicidade muito peculiar. É um anúncio dirigido a mães na casa dos 30 anos e seus filhos, no qual criaturas estranhas anunciam um doce de leite japonês, cantam e dançam ao som de uma melodia que consegue chamar a atenção dos bebês de forma automática. Para provar, a própria marca fez um estudo que analisou o comportamento de 52 crianças com idades de 0 a 3 anos, que foram colocadas para ver os vídeos quando estavam chorando. O experimento concluiu que a gravação conseguia acalmar as crianças pequenas em 96,2% dos casos. Ainda que não tenham se aprofundado no tema, os responsáveis pelo estudo acreditam que o ritmo e os efeitos do som eram responsáveis pela reação dos bebês.

4. Os bebés múmia (milhares de pais desesperados por cada vídeo)

Este truque consiste em envolver a criatura como se fosse um rolinho primavera e conseguir acalmá-la em menos de um minuto. Ao menos é isso que dizem os autores de várias gravações, sem aparente ligação entre si, que conseguem colocar seus filhos para dormir com uma mantinha e algumas voltinhas de munheca.

5. O pai que se enfia no berço da filha (mais de 12 milhões de pais desesperados)

Alguém poderia dizer que este vídeo é mais cômico do que didático, mas no mundo dos pais desesperados, qualquer ideia é bem-vinda. No fim das contas, este pai sofrido consegue o objetivo de colocar a filha para dormir, e para ele... digamos que um cochilo é um cochilo, ainda que seja retorcido dentro de um berço.

6. Animais que fazem 'canguru'

Se tudo der errado, sempre se pode buscar ajuda externa, como deste gato (mais de um milhão de pais desesperados)

Ou deste cachorro (mais de 36 milhões de pais desesperados)

Bônus track: Barulho branco ou o adágio dos eletrodomésticos (milhões de pais desesperados)

Os caminhos dos pais sem dormir são insondáveis. Por isso, muitos recorrem ao recurso de tentativa e erro até encontrarem o método ideal para fazer sua prole dormir. E se o que funciona é passar o aspirador, o tapete vai ficar brilhando, ainda que no fim seja apenas trocar um barulho pelo outro.

Também há solução para aquelas famílias preocupadas com a economia de energética. Se alguém teve a ideia de montar um vídeo com 10 horas do simpático Trololó, de Eduard Kjil –ainda que não fiquei muito claro para que isso serve nem como é possível que tenha 6 milhões de reproduções– por que outra pessoa não pode fazer uma gravação com várias horas do som de um secador de cabelo?

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_