_
_
_
_
_
Paraísos Fiscais

Presidente da Comissão Europeia quer ‘revolução’ fiscal após escândalos

Jean-Claude Juncker assume responsabilidade e diz que irá lutar contra as fraudes

Juncker promete uma revolução fiscal na UE.Foto: reuters_live
Claudi Pérez

Grandes remédios. O presidente da Comissão Europeia, o luxemburguês Jean-Claude Juncker, anunciou nesta quarta-feira que Bruxelas prepara uma autêntica revolução para acabar com a fraude fiscal, a evasão de impostos e as práticas depredadoras dos paraísos fiscais que existe na própria UE. Juncker contra-ataca assim para se salvar do escândalo fiscal que o salpicou nos últimos dias: quando era primeiro-ministro luxemburguês chegou a acordos com mais de 300 multinacionais que tinham sua sede no Grã-Ducado para economizar milhares de milhões de euros em impostos pelos lucros colhidos no resto do mundo.

Mais informações
Os paraísos fiscais escapam do cerco
“Os ricos da América Latina mandaram seu dinheiro para fora”
Famosos administram suas fortunas no paraíso fiscal de Jersey
Um paraíso fiscal do luxo no coração de Europa

A Comissão vai propor aos Estados-membros a harmonização das bases fiscais do imposto de sociedades, para evitar a concorrência fiscal desleal de alguns países. E um intercâmbio automático de informação com o resto dos sócios assim que um país assinar um acordo fiscal com uma empresa, para que estas não possam evitar o pagamento de impostos. Juncker assegurou que assume “as responsabilidades políticas” do caso, embora não seja mais o primeiro-ministro de Luxemburgo: não haverá demissões. E defendeu seu trabalho à frente de seu país: “Não há nada que indique que meu objetivo era organizar a evasão fiscal na Europa.”

Mas nada vai ser tão fácil a partir de agora. Por um lado, com o caso fica patente a hipocrisia de um líder político que, com uma mão, reclamava ajustes e cortes aos países do euro como presidente do bloco europeu e com a outra assinava acordos pouco transparentes com empresas que evitavam cotizar nos países onde obtinham seus lucros e faziam, com taxas muito mais baixas (até 1% em alguns casos), em Luxemburgo. Por outro, essa revolução depende da boa vontade dos Estados-membros: a Comissão Barroso já lançou em novembro de 2011 uma proposta de diretiva muito ambiciosa, que incluía a harmonização das bases fiscais do imposto de sociedades (que pagam as empresas e cuja arrecadação desabou por causa de crises em países como a Espanha). Até uma dezena de países a bloquearam. Em assuntos fiscais, a União precisa aprovar os acordos por unanimidade, o que deixa direito de veto aos países que fizeram da concorrência fiscal seu modus vivendi: Luxemburgo, Holanda, Irlanda, Áustria e Chipre são os suspeitos habituais, e votam sistematicamente contra os avanços nessa matéria ou tentam adiá-los ao máximo.

O presidente negou que exista “conflito de interesse” pelo fato de que a Comissão está investigando alguns desses acordos com Amazon e Fiat – e o fato de que ele presida o braço executivo da UE. “Alguns de vocês colocam o título de ‘Juncker contra Juncker’, mas esta Comissão se comprometeu a abordar estas questões com a comissária de Concorrência, Margrethe Vestager.”

O contra-ataque de Juncker o levará até águas internacionais, apesar de que Luxemburgo abandonou a lista cinza da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) de países que não colaboram “suficientemente” em relação ao envio de informação fiscal em 2009. O presidente comunitário se comprometeu a levar ao G-20 os compromissos que forem adotados pela União, o que “limitaria boa parte das possibilidades de engenharia fiscal por parte das empresas”, segundo o presidente. Em declarações inesperadas para a imprensa, Juncker - que foi primeiro-ministro luxemburguês entre 1995 e 2013, durante os anos que seu país assinou acordos com 340 empresas – justificou as práticas de Luxemburgo. “Os acordos com multinacionais acontecem em 22 países: não é um problema luxemburguês, mas europeu”, disse.

“A legislação luxemburguesa cumpre as regulamentações nacionais e internacionais”, embora Juncker admira que essa legalidade nem sempre responde “aos necessários padrões éticos e morais”. O presidente atribui essas práticas a que “não existe uma harmonia fiscal na Europa ou é insuficiente”. “Lamentaria que, devido à interação entre legislações nacionais e internacionais diferentes, esses acordos tenham permitido situações que levaram as empresas a não pagar impostos”, reafirmou. Apesar do condicional nessa frase, isso foi exatamente o que aconteceu.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_