_
_
_
_
_
Editoriais
São da responsabilidade do editor e transmitem a visão do diário sobre assuntos atuais – tanto nacionais como internacionais

Ir à raiz

A melhor maneira de nos protegermos do ebola é enviando recursos aos países afetados na África

Enquanto na Espanha e nos Estados Unidos, os dois países onde houve casos de contágio secundário por ebola fora da África, a melhoria dos pacientes e das pessoas com quem tiveram contato faz prever uma evolução favorável, o número de vítimas não para de aumentar nos três países onde a epidemia continua ativa. Guiné Conakry, Libéria e Serra Leoa continuam lutando contra a infecção com menos recursos do que o necessário. A OMS contabilizou 9.000 contágios e 4.400 mortes; os especialistas concordam em que esses números estão longe de refletir toda a realidade.

Mais informações
Leia mais sobre a expansão do vírus pelo mundo
Ebola entra na campanha das eleições legislativas dos EUA
Por causa do ebola, Marrocos ameaça não sediar Copa Africana

Se não forem enviados rapidamente mais recursos para reforçar os sistemas sanitários desses países, a epidemia pode chegar a causar até 10.000 novos contágios por semana, 10 vezes mais do que acontece agora, com uma mortalidade de 70%. Apesar dessas previsões, a resposta internacional ainda é morna. Há mais preocupação com o inútil intento de vedar as fronteiras contra o vírus do que em abordar o problema por onde ele realmente pode ser combatido: na África. Os ministros europeus da Saúde nem mesmo chegaram a consenso sobre uma estratégia comum; enquanto isso, alguns países aplicam ou discutem medidas de eficácia duvidosa, da suspensão de voos ao controle da temperatura dos passageiros procedentes das zonas afetadas. A medição de temperatura poderia servir para descobrir alguns casos e evitar os contágios daí decorrentes, mas não impediria o vírus de entrar por meio de passageiros infectados que ainda não apresentam sintomas. E é uma medida que tem o grave inconveniente de gerar muitos falsos positivos, pois uma pessoa pode sofrer febre por outros motivos. E também falsos negativos, com o que não se elimina o risco de contágio.

Os países ocidentais reagem de forma inadequada. É na África, o lugar de origem da epidemia, que se deve combater o ebola, e o fato de que dois lugares – Nigéria e Senegal – tenham sido capazes de contê-la mostra o caminho a seguir. É, acima de tudo, uma questão de recursos. Os cidadãos devem saber que a melhor forma de se proteger não é fechando as fronteiras, mas enviando recursos e profissionais da saúde ao foco da epidemia. Em um mundo tão interconectado, a suposição de que o que ocorre na África não nos afeta é errônea. Cedo ou tarde, o que não fizermos agora para ajudar se voltará contra nós.

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_