_
_
_
_
_

Resgatados 49 sequestrados em junho por jihadistas no norte do Iraque

A Turquia alegava que eles eram o motivo para não participar na luta contra o Estado Islâmico

O primeiro-ministro turco, Ahmed Davutoglu (acima à esquerda), recebe os reféns libertados, em um avião em Sanliurfa.
O primeiro-ministro turco, Ahmed Davutoglu (acima à esquerda), recebe os reféns libertados, em um avião em Sanliurfa.B. KILIC (AFP)

Os 49 reféns do Consulado turco sequestrados em junho no Iraque pela milícia jihadista Estado Islâmico (EI) foram libertados e chegaram esta manhã à Turquia, aparentemente em bom estado, procedentes de território sírio.

Formado por 46 turcos e três iraquianos, segundo foi divulgado, o grupo havia sido sequestrado no dia 11 de junho no Consulado turco em Mossul, no norte do Iraque, quando o EI tomou a cidade. Entre os reféns estavam o próprio cônsul, outros diplomatas e suas famílias, inclusive crianças, e membros de forças especiais.

Mais informações
A Arábia Saudita desloca 30.000 soldados para a fronteira com o Iraque
O Exército iraquiano assegura ter matado a 39 jihadistas em Saladino
Uma ONG acusa os jihadistas de execuções em massa no Iraque
Os EUA pedem para a Arábia Saudita deixar de financiar os jihadistas

"Agradeço o primeiro-ministro Ahmet Davutoglu e seus colegas por esta operação secreta, minuciosa e cuidadosamente planejada, que durou toda a noite e foi concluída com sucesso nas primeiras horas desta manhã", escreveu o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, em um comunicado no qual confirmava a notícia.

"Nossa Agência Nacional de Inteligência (MIT, na sigla em turco) acompanhou o assunto com paciência e dedicação, e ao final conseguiu realizar com êxito a operação de resgate", acrescenta o comunicado de Erdogan.

Apesar de muitos detalhes não serem oficialmente conhecidos, as poucas informações vazadas até agora indicam que essa "operação" não foi de caráter militar e que não houve confrontos entre os jihadistas do EI e os representantes turcos, e que estes não contaram com a colaboração de nenhum outro país. A Turquia tampouco pagou resgate pela libertação, segundo fontes anônimas citadas por diferentes veículos turcos, inclusive pela agência semioficial de notícias Anadolu. De acordo com essas fontes, o MIT utilizou drones para seguir os reféns, que teriam sido transferidos a oito locais diferentes durante esses meses, e tentou fazer o resgate em outras cinco ocasiões.

Em junho, o EI, de ideologia radical sunita, se expandiu do leste da Síria a boa parte do norte do Iraque, e declarou um Califado nos territórios sob seu controle, onde impôs um regime bastante violento que inclui execuções de membros de outros grupos étnicos e religiosos e a escravidão sexual de suas mulheres.

Os Estados Unidos, que em agosto começaram a bombardear alvos jihadistas no norte do Iraque, formaram uma coalizão internacional para lugar contra o EI. Os jihadistas responderam colocando na internet três vídeos em que decapitavam dois jornalistas norte-americanos e um agente humanitário britânico, e ainda têm em seu poder um número indeterminado de reféns.

A Turquia foi um dos primeiros países a se unir à coalizão contra o EI, mas, até agora, vinha insistindo em se manter em segundo plano e não participar de operações militares. Ancara citava os 49 reféns turcos como um dos motivos de sua resistência. Por isso, a libertação poderá levar a um maior envolvimento turco a partir de agora.

"Um dos motivos da Turquia para não participar da operação contra o EI eram os reféns. A libertação deles nesta fase crítica foi um passo dado pela CIA", afirmou no Twitter Samil Tayyar, deputado do Partido para a Justiça e o Desenvolvimento, pró Governo, contradizendo o que foi divulgado pela imprensa turca.

Cerca de 45.000 curdos cruzam a fronteira da Síria com a Turquia

O avanço do EI no norte da Síria fez com que cerca de 45.000 pessoas dessa região, em sua maioria de origem curda, cruzassem para a Turquia nas últimas horas, fugindo dos jihadistas, segundo o vice-primeiro-ministro turco Numan Kurtulmus. A Turquia, um país com 76 milhões de habitantes, já abriga aproximadamente 1,3 milhão de refugiados sírios.

Nos últimos dias, a milícia jihadista tomou até 60 vilarejos na região, segundo o Observatório Sírio para os Direitos Humanos, e se encontra muito perto de Ayn El Arab (Kobane, em curdo, e terceira maior cidade curda na Síria), situada justamente na fronteira com a Turquia. Diante do avanço jihadista, já na quinta-feira a milícia local curda fez um apelo para que jovens e outros grupos armados curdos se oferecessem para dar apoio militar contra o EI.

Esta é a maior leva de refugiados sírios que entra na Turquia desde o início da crise na Síria. Nos últimos dias, a tensão havia crescido nos postos de fronteira a ponto de os curdos dos povoados turcos vizinhos exigirem a abertura da passagem aos familiares que se aglomeravam do outro lado da cerca e enfrentarem os militares lançando pedras. As tropas responderam com gás lacrimogêneo.

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_