_
_
_
_
_
Análise
Exposição educativa de ideias, suposições ou hipóteses, baseada em fatos comprovados (que não precisam ser estritamente atualidades) referidos no texto. Se excluem os juízos de valor e o texto se aproxima a um artigo de opinião, sem julgar ou fazer previsões, simplesmente formulando hipóteses, dando explicações justificadas e reunindo vários dados

Canhões de agosto

Em setembro de 1939, Hitler invadiu a Polônia com uma desculpa esfarrapada, a mesma usada hoje por Putin

Francisco G. Basterra

Agosto é um mês propício para os canhões. Faz um século quando eles soaram na Europa para desencadear a Primeira Guerra Mundial. O fusível definitivo que provocou a guerra para acabar com todas as guerras foi a violação das fronteiras da pequena Bélgica por parte dos exércitos da Alemanha do kaiser Guilherme II. No começo de setembro de 1939, Hitler invadiu a Polônia violando sua fronteira com uma desculpa esfarrapada e com a filosofia de proteger os alemães em uma nação vizinha, a mesma que Putin usa hoje na Ucrânia.

A Rússia de Putin ameaça a Europa. A história dá um passo atrás em sua pior acepção, a militar

Hoje o mundo é completamente diferente e ninguém imagina que estejamos à beira de uma hecatombe dessas proporções. No entanto, os canhões voltaram a ressoar neste agosto de 2014 na fronteira oriental da Europa, onde uma antiga superpotência, que busca recuperar seu prestígio e sua influência imperiais, persiste em sua tentativa de desestabilização de uma nação soberana e viola as fronteiras da Ucrânia com repetidas invasões militares.

A Rússia de Putin ameaça estrategicamente a Europa, que sofre uma explosão procedente do passado, na descrição do ex-ministro alemão de Relações Exteriores, Joschka Fischer. É evidente o princípio de que os territórios não se adquirem pela força. A Rússia engoliu a Crimeia diante do espanto da Europa. Em julho, um míssil terra-ar russo derrubou um avião civil com 300 passageiros sobre um campo de girassóis da Ucrânia. A União Europeia negociou várias sanções contra Putin. Excepcionalmente parecia que as velhas nações europeias tinham uma estratégia comum diante da constante violação da integridade da Ucrânia.

A OTAN, despertada pela crise ucraniana, estuda reforçar militarmente os países bálticos em fronteira com a Rússia. A história dá um passo atrás em sua pior acepção, a militar, enquanto os satélites espiões detectam a entrada na Ucrânia de artilharia autopropulsada, veículos blindados e sofisticados mísseis terra-ar russos. Uma tempestade se aproxima para uma União Europeia ainda presa pelo vírus da crise econômica, de um crescimento anêmico e de um desemprego insuportável.

Os canhões de agosto também soaram no arco do Oriente Médio, uma região vizinha à Europa capaz de exportar para a região a ameaça islâmica. Obama, o prudente, compreendeu o fim da onipotência dos EUA para apagar os fogos internacionais, depois de duas guerras perdidas no Iraque e no Afeganistão e a surpreendente aparição do Estado Islâmico. Mas é consciente da necessidade de deter o islamismo terrorista e seu projeto de califado mundial, assim como o expansionismo de Putin. Mas sem uma confrontação militar norte-americana com a Rússia ou na Síria. A inaceitável escalada de Putin na Ucrânia será respondida com o aperto das sanções econômicas e com a mobilização da comunidade internacional. Obama estará na Europa na próxima semana na reunião da OTAN em Cardiff. Os canhões de agosto terão uma resposta política.

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_