A Califórnia declara estado de emergência depois do maior terremoto em 25 anos

O tremor, que foi sentido na baia de São Francisco, teve magnitude de 6.0

Destroços provocados pelo terremoto em uma estrada de Sonoma.P. D. (EFE)

Um terremoto de 6,0 de magnitude, segundo o sistema geológico de EUA, sacudiu São Francisco e a baía da região, ao norte da Califórnia, na madrugada de domingo. O epicentro está seis quilômetros ao norte do American Canyon, a 40 quilômetros de São Francisco, bem perto das zonas vinícolas de Napa e Sonoma, onde se registraram alguns cortes de luz segundo PG&E, o serviço de eletricidade que abastece o Oeste dos EUA. Santa Rosa e Vallejo são as localidades mais próximas ao epicentro do tremor. O movimento sentiu-se desde o norte da cidade, em Oakland e para além de São José, onde termina.

Por enquanto, nenhuma morte foi registrada, mas há dezenas de feridos, três deles em estado grave - dois adultos e uma criança - na cidade de Napa, onde partes de edifícios se desprendaram. Mais de 70 pessoas foram levadas a hospitais locais. O centro com o maior número de feridos é o hospital Queen of the Valley, onde chegaram cerca de 10 ambulâncias. Houve registro de incêndios e ainda, várias estradas registraram danos, segundo informações da agência Reuters. Mais de 68.000 pessoas ficaram sem eletricidade, a maioria delas em Napa, e também em Sonoma.

Logo depois do sismo, a polícia de São Francisco havia explicado que não parecia haver danos consideráveis, mas continua atenta a telefonemas de socorro ou possíveis repetições do tremor. As autoridades estão fiscalizando o estado das estradas e linhas de trem antes de confirmar que não há danos nas infraestruturas e vias de transporte.

A cada terça-feira ao meio dia, um alarme em toda a cidade de São Francisco (Califórnia) lembra a possibilidade de um terremoto e posterior tsunami. Altofalantes distribuídos por todos os cantos comprovam que o sistema funciona em caso de ter que alertar a cidade. É motivo de piada para os locais e susto para os turistas. Mas não foi necessário ouvir nenhum alerta para sentir como o chão, as casas e os objetos se moviam de um lado a outro durante 30 segundos. Instantes depois, repetiam-se pequenos movimentos, oficialmente de 2,5.

Trata-se do terremoto mais importante desde o dia 17 de outubro, em 1989, em Loma Prieta, que na ocasião deixou um saldo de 63 pessoas mortas, 3.757 feridos e mais de 8.000 pessoas sem lar. O mais devastador, contado quase com tintes mitológicos, teve local em 1906. O posterior incêndio obrigou a, praticamente, reconstruir a cidade. Alcançou 7,9 de magnitude.

Mais informações

Arquivado Em