_
_
_
_
_

Israel lança uma ofensiva terrestre contra a Faixa de Gaza

Netanyahu ordena a operação tendo como alvo os túneis de ligação com Israel

Na noite do décimo dia da Operação Limite Protetor e diante do colapso das negociações com o Hamas para estabelecer um cessar fogo, Israel lançou uma ofensiva terrestre contra Gaza. Trata-se da primeira invasão desde a Operação Chumbo Fundido, no natal de 2008. O primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, emitiu um comunicado, à noite, no qual explicava que o objetivo desta ação militar é destruir os túneis construídos pelas milícias de Gaza para terem acesso a Israel. “Somos obrigados a defender nossos cidadãos”, concluiu a declaração. O fato de estas infraestruturas se concentrarem na fronteira faz pensar que, pelo menos em uma primeira fase, a invasão terrestre se limite ao perímetro da Faixa. O Hamas advertiu que Israel pagará um “alto preço” por esta escalada.

O Exército israelense, em uma nota paralela, explicou que unidades de infantaria, blindados, engenheiros, artilharia e inteligência, com apoio aéreo e naval, participarão da operação. A intenção é dar um “golpe significativo” nas estruturas militares do Hamas, sustenta o comunicado, para proteger a população de Israel “da pressão do terror indiscriminado”. Outros 18.000 reservistas também foram mobilizados como reforço.

Mais informações
'Os menores mortos', por LLUÍS BASSETS
'O que vai acontecer em Gaza agora?'
Operação Limite Protetor
Israel aceita um cessar-fogo de algumas horas depois da morte de quatro crianças
Israel retoma a ofensiva contra Gaza após algumas horas de interrupção
Israel ordena que 100.000 palestinos evacuem suas casas

A ofensiva terrestre estava sobre a mesa desde o início desta crise, segundo reiterou Netanyahu, mas a decisão não podia ser tomada de maneira impulsiva, informaram fontes militares, dada a complexidade da guerra urbana, o melhor conhecimento do terreno das milícias e a necessidade de fixar objetivos muito claros e definidos para evitar baixas em suas próprias tropas.

Israel já revidou ontem um suposto ataque de 13 membros do Hamas contra o kibutz de Sufa, muito próximo à Gaza. Um vídeo divulgado pelo Exército mostrava os islamitas entrando em um buraco na terra com a intenção, dizem, de cruzar para o território de Israel, no momento em que foram atacados.

As cinco horas de trégua humanitária entre o Exército israelense e as milícias de Gaza terminaram às 15h (9h de Brasília) de ontem, com o eloquente e sonoro lançamento de um foguete palestino em direção a Israel. Pouco depois, começaram os tiros de canhões navais sobre a Faixa, que soavam como um eco inverso: à distância, a detonação do disparo, seguida, pouco tempo depois, da explosão do projétil em terra firme. Os bombardeios israelenses sobre a Faixa de Gaza mataram mais de 230 palestinos até a noite de hoje. À tarde, um dos mísseis “de aviso” que a força aérea israelense dispara antes de bombardear as casas de civis matou três irmãos que brincavam em uma laje: Wesim (6 anos), Yihad (7 anos) e Fullah Sheheibar (10 anos). Outra menina morreu em um bombardeio no sul, em Jan Yunis.

Em Israel caíram novos foguetes e projéteis de morteiros, que não provocaram mortes. Em 10 dias de hostilidades um israelense morreu nos ataques palestinos. Em paralelo aos ataques, Israel e Hamas negociavam no Cairo através de mediadores..

A Agência da ONU para os Refugiados Palestinos (UNRWA, na sigla em inglês) denunciou o uso de uma de suas escolas para armazenar 20 foguetes. Um porta-voz da ONU disse que a escola estava “fora de uso” e que este é “o primeiro incidente” durante a atual operação militar. “A UNRWA condena veementemente o grupo ou os grupos responsáveis pela colocação dos equipamentos em uma de suas instalações. É um flagrante desrespeito à inviolabilidade de nossas instalações à luz da lei internacional ", diz ele em nota da agência que educa e alimenta boa parte dos habitantes de Gaza.

A Faixa de Gaza parecia um lugar quase habitável entre as 10h e as 15h (4h e 9h em Brasília), quando vizinhos como as crianças Mahmud e Qasi saíram à rua para cumprir suas obrigações após dez dias de implacável bombardeio israelense. Conduzindo a carroça de seu pai, os meninos fariam a entrega de um carregamento de verduras no mercado. O pai queria aproveitar a trégua para trabalhar na horta, ao norte da faixa. Ao redor dos meninos, o intenso tráfego de automóveis certificava o que parecia ser a ressurreição da cidade. Durou apenas cinco horas. Finda a trégua, o número de meninos palestinos mortos pelas bombas de Israel chegou a 45.

Enquanto isso, vinham do Cairo notícias sobre as difíceis negociações de paz entre Israel e o grupo islâmico Hamas. Ao meio-dia, um negociador israelense deixou vazar para vários meios de comunicação um suposto acordo de cessar-fogo a partir da madrugada de sexta-feira. Não existia. Alcançar isso parece muito difícil. O ministro israelense das Relações Exteriores, Avigdor Lieberman, da extrema-direita, tem insistido na necessidade de uma invasão terrestre de Gaza desde que as hostilidades começaram no dia 8. O ministro da Economia e concorrente à direita da direita israelense, Naftali Bennet, lançou mão das habilidades retóricas que o tornam popular no seu país: “Estamos passando da Cúpula de Ferro para o punho de ferro”. Cúpula de Ferro é o nome do dispendioso sistema antiaéreo implantado para proteger a população dos rudimentares foguetes disparados por milicianos do Hamas e outros grupos armados de Gaza. “Venceremos”, disse Bennet na cidade sulista de Ashkelon, perto de Gaza.

O presidente de Israel, Shimon Peres, lamentou, contudo, a morte de quatro crianças palestinas por bombas israelenses na quarta-feira à tarde. Um bombardeiro presenciado por uma dezena de jornalistas internacionais.

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_