_
_
_
_
_

“Se querem a Copa, que seja entregue de uma vez”

A Croácia mostra sua indignação pelo pênalti marcado pelo juiz Nishimura: “Todos no estádio e 2,5 bilhões de pessoas viram pela televisão que não foi pênalti, reclamou o técnico Kovac

Fred cai ante Corluka y Lovren.Foto: atlas | Vídeo: PAULO WHITAKER
Ladislao J. Moñino

Era o que faltava para a imagem de uma Copa do Mundo tão questionada: que o Brasil fosse favorecido pelo juiz Youchi Nishimura na primeira partida. A Croácia saiu da Arena São Paulo com a sensação de que, sem o duvidoso pênalti marcado sobre Fred, o resultado poderia ter sido outro. Profundamente irritado, o treinador croata Niko Kovac apareceu na sala de imprensa para elaborar um discurso incendiário contra a FIFA: “É melhor desistirmos, fazer as malas e irmos embora para casa. É uma vergonha. Falam de respeito, e não tiveram respeito sobre a Croácia. Se isso foi um pênalti, não precisamos mais jogar futebol. A arbitragem foi muito tendenciosa e favoreceu o Brasil. Isto pode virar um circo com arbitragens assim”.

“Se alguém no estádio viu que isso foi pênalti, que levante a mão”, queixou-se, novamente, Kovac. “Todo mundo no estádio e 2,5 bilhões de pessoas pela televisão viram que não foi pênalti”, acrescentou o jovem treinador croata. “Jogamos futebol e as regras são iguais para as duas equipes”, disse o treinador croata depois de perder por 3 a 1 na abertura da Copa do Mundo. “O logotipo da FIFA diz ‘Respeito’. Respeito para as duas equipes. Foi estranho o que aconteceu hoje”, afirmou Kovac.

O logotipo da Fifa diz ‘Respeito’. Respeito para as duas equipes. Foi estranho o que aconteceu hoje Niko Kovac, selecionador croata

Luiz Felipe Scolari não teve a mesma opinião. Aos olhos do treinador brasileiro, o pênalti em Fred existiu: “Agora então organizamos cinco circos para o Brasil ganhar e nunca tivemos Garrincha, Pelé, Nilton Santos, Ronaldo e Romário. Milhares de pessoas não viram o pênalti, mas eu vi e o árbitro, também”.

Da mesma forma que seu treinador, os jogadores da Croácia mostraram indignação na zona mista. “Se querem ganhar a Copa, que já peguem-na agora. O juiz decidiu, isso é uma vergonha e mancha a imagem do Brasil”, reclamou Kovacic. “Vi a jogada do pênalti da mesma forma que todos, é uma pena, e também não teve falta do Olic no Júlio César no gol que nos anularam. Há cinco dias fomos visitados pelos árbitros, eles nos disseram várias coisas e agora fazem tudo diferente”, disse Rakitic, que insistiu no assunto quando questionado sobre a atuação de Neymar. “Preferiria que me perguntassem o que aconteceria se o juiz o tivesse expulsado, porque com 1 a 0 e um jogador a mais, não acho que teríamos perdido”.

“Jogamos uma boa partida, mas o segundo gol nos matou. Não foi pênalti, mas o árbitro viu de uma forma diferente. Agora não podemos fazer nada. Não é justa a forma como perdemos, agora temos de pensar em Camarões para sermos segundo do grupo. Eles são fortes”, lamentava Luka Modric, do Real Madrid.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_