Um tiroteio em uma área universitária da Califórnia deixa sete mortos
Segundo a polícia, o crime foi premeditado Um vídeo onde um estudante ameaça matar todas as mulheres da Universidade é investigado
Sete pessoas morreram e outras sete ficaram feridas nesta sexta-feira à noite em um tiroteio premeditado no bairro universitário de Buena Vista, situado nas imediações da Universidade da Califórnia em Santa Bárbara (UCSB). O autor dos disparos também morreu, após bater com seu carro.
A polícia está reconstruindo as múltiplas cenas do crime, que começou às 21h30 da noite. Após a primeira rajada de disparos e quando os feridos começavam a ser atendidos, logo aconteceram outros disparos em diferentes pontos do bairro universitário.
Seis minutos depois da primeira chamada ao serviço de emergência, um homem começou a disparar contra os policiais, que revidaram. O agressor fugiu e, pouco depois, ao ser localizado, houve um segundo tiroteio.
Foi então quando o autor dos disparos, que conduzia uma BMW preta, fugiu em direção a Del Playa Drive e bateu contra um veículo estacionado, segundo o Departamento de Polícia. Quando se aproximaram do automóvel, os agentes perceberam que o homem estava morrendo e retiraram a pistola semiautomática que ele levava. Seu nome não foi revelado até o momento.
A polícia investiga os vínculos do suposto autor com um vídeo onde um jovem ameaça semear a violência no campus de Santa Bárbara. Bill Brown, xerife do condado de Santa Bárbara, destacou que o título das imagens é “Elliot Rodger’s retribution” (as represálias de Elliot Rodger) e que elas poderiam estar ligadas com o caso.
No vídeo, o jovem que se identifica em seu blog como um estudante da Universidade de Santa Bárbara, declara: “Sentirei um grande prazer em matar todos vocês. No final, vocês se darão conta de que sou um homem superior, um homem alfa”. “Serei um deus comparado a vocês. Todos serão animais e como tais os matarei. Odeio a todos. A humanidade é asquerosa, desprezível, depravada”, acrescenta.
Ao longo de seis minutos, o autor declara se sentir recusado pelas mulheres e especifica: “Depois que eu aniquilar cada garota no campus, sairei às ruas e dispararei contra cada uma das pessoas que cruzarem meu caminho”. Em seu site pessoal o autor do vídeo diz que nasceu no Reino Unido e que cresceu em San Fernando Valley.
As sete pessoas hospitalizadas estão sendo tratadas por ferimentos de diversas gravidades causados pelos disparos.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.