_
_
_
_

A blogueira cubana Yoani Sánchez vai lançar um jornal digital

A edição estará na Internet a partir de 21 de maio A ativista promete fazer jornalismo independente para Cuba

A blogueira cubana Yoani Sánchez com seu passaporte em Havana.
A blogueira cubana Yoani Sánchez com seu passaporte em Havana.Alejandro Ernesto (EFE)

A blogueira cubana Yoani Sánchez vai lançar no próximo 21 de maio um jornal digital que intitulou 14ymedio. Sánchez anunciou em seu blog, Generación Y, a criação do novo canal de comunicação, dizendo que será “um espaço para contar Cuba a partir do interior de Cuba”. A jornalista garantiu que as informações sobre a linha editorial, os compromissos éticos e as finanças do novo veículo de comunicação serão publicadas no novo site.

Yoani Sánchez, de 38 años, é reconhecida como uma das vozes mais críticas do regime cubano. Seu blog já lhe valeu prêmios como o Ortega y Gasset de Jornalismo Digital em 2008 e uma menção honrosa do prêmio Maria Moors Cabot da Universidade Columbia em 2009. A blogueira explicou que enquanto o projeto era preparado, alguns de seus colaboradores já foram intimidados pelas autoridades cubanas. “Várias pessoas de nossa equipe de trabalho receberam as primeiras ligações de advertência da Segurança do Estado”, explicou.

O jornal digital recebeu o título 14ymedio, segundo Sánchez, por ter nascido no 14º andar de um edifício de Havana e por ter sido fundado em 2014. O nome também faz alusão a seu blog Generación Y e à palavra medio (mídia), por suas conotações jornalísticas.

A blogueira reconhece que um dos desafios do jornal será ganhar a adesão dos leitores de Cuba, um dos países de menor acesso à Internet. “Um de nossos maiores desafios é chegar aos leitores cubanos dentro da ilha e nos preparar para o dia em que, com liberdade e sem censura, nossos compatriotas possam ler um exemplar de nosso jornal na tela de seu computador ou em qualquer banca de jornal de qualquer esquina do país”, ela diz.

Em Cuba, nos últimos anos, a Internet se converteu em um espaço para críticas contra o regime, não obstante o acesso limitado que os habitantes da ilha têm a ela. Ainda não existem meios de comunicação críticos do regime; a imprensa que existe em Cuba ou segue a linha oficial ou pertence à Igreja Católica.

14ymedio

Por Yoani Sánchez

O 14ymedio é fruto da evolução de uma aventura pessoal que se transformou em um projeto coletivo. O blog Generación Y, realizado por Yoani Sánchez, ajudou a dar impulso à blogosfera alternativa na ilha e converteu-se em referência obrigatória sobre assuntos cubanos. Sete anos após sua criação, com cerca de 1.000 textos publicados e mais 1 milhão de comentários, esse caderno de registros pessoais agora parte para o espaço mais amplo do jornalismo.

Nós que contribuímos para o 14ymedio somos devedores do jornalismo independente em Cuba na resistência ao monopólio dos meios de comunicação oficiais. Também buscamos subsídios da experiência de outras publicações nascidas em sociedades que fizeram a transição para a democracia e onde a imprensa exerceu um papel na formação da consciência cívica e na conquista das liberdades.

Temos um compromisso com a verdade, a liberdade e a defesa dos direitos humanos, sem amarras ideológicas ou partidárias.

Não faremos jornalismo de barricadas, mas jornalismo no sentido mais amplo do termo. Informar, opinar, abrir espaço para o debate, respeitar os que pensam diferente, tudo isso nos ajudará harmonizar a liberdade de expressão com a responsabilidade cidadã.

O 14ymedio nasce em formato digital em um dos países com o menor acesso à Internet em todo o planeta. Um de nossos maiores desafios é, portanto, chegar até os leitores cubanos dentro da ilha e preparar-nos para o dia em que, com liberdade e sem censura, nossos patriotas possam nos ler na tela de seu computador ou comprar um exemplar de nosso periódico em qualquer banca de qualquer esquina do país.

Hoje damos o passo para que este momento chegue o quanto antes.

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_