Tiroteio deixa quatro mortos e 16 feridos na base militar de Fort Hood, no Texas
O autor se matou, segundo a agência AP. O local foi cenário de um ataque em 2009 que deixou 13 soldados mortos
Um tiroteio na base militar de Fort Hood (Texas) deixou quatro mortos e 16 feridos de gravidade desconhecida, confirmaram as autoridades em entrevista coletiva nesta quarta-feira. De acordo com um relatório interno do Departamento de Justiça, o agressor teria disparado contra si mesmo, informa a agência AP. Fontes locais explicaram que por volta das 16h30 (horário central dos Estados Unidos) tiveram início os disparos.
"Ocorreu um tiroteio em Fort Hood e há vários feridos. Equipes de emergência estão no local. Não há mais detalhes neste momento", diz o comunicado emitido pelas autoridades. O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, foi informado sobre o ocorrido. "E seguirá recebendo atualizações da situação durante esta tarde e noite", disse o porta-voz da presidência, Josh Earnest.
"Não sabemos o que está ocorrendo agora", disse o prefeito da localidade, Dan Corbin. "Estamos em contato com as equipes para o que precisarem. Estamos muito preocupados -os soldados de Fort Hood sempre têm estado aí conosco", acrescentou.
As autoridades locais e o FBI, que isolaram a área, enviaram uma mensagem via Twitter e Facebook pedindo às pessoas que se afastem das instalações onde ocorreu o tiroteio. Acredita-se que o caso tenha ocorrido no edifício da brigada médica.
O campus da Universidade Central do Texas também foi evacuado durante o alerta. Estudantes e professores tiveram de abandonar as instalações.
A base foi protagonista em 5 de novembro de 2009 de um dos ataques mais mortíferos ocorridos em solo norte-americano, quando 13 soldados morreram e outras 32 pessoas ficaram feridas. O então maior Nidal Hasan, um psicólogo militar muçulmano, entrou no edifício com duas armas, e, depois de gritar “Allahu Akbar”, abriu fogo. Hasan foi declarado culpado de crime premeditado e condenado à morte em agosto de 2013.
Fort Hood está localizada no condado de Bell, nas proximidades de Killeen. A base se encontra a meio caminho entre Waco e Austin.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.