_
_
_
_
_
PLEITO SALVADORENHO

El Salvador, inquietude diante do apertado resultado eleitoral

O partido direitista Arena denuncia “fraude” na contagem do Tribunal Eleitoral. Com o 99% dos votos apurados, o partido dirigente, o esquerdista FMLN superou seu rival por um décimo

Salvador Sánchez Cerén vota neste domingo.
Salvador Sánchez Cerén vota neste domingo.REUTERS

O apertado resultado eleitoral deste domingo nas eleições presidenciais elevou a tensão em El Salvador. O partido direitista Arena, que perdeu em 2009 sua prevalência tradicional do poder, denunciou em um tom agressivo uma “fraude” na contagem de votos. Com 99% dos votos apurados, o partido dirigente, o esquerdista FMLN, supera por um décimo a Arena: 50,1% contra 49,9%. Às onze da noite, duas horas após o candidato da direita, Norman Quijano, jogar a sombra da fraude sobre as eleições, o Tribunal Eleitoral anunciou que a tendência aponta de uma maneira “clara” a vitória da Frente, embora, acrescentou, que não poderá ser declarado um ganhador oficial até que se complete a contagem final, que começará nesta segunda-feira e terminará, no mais tardar, na quarta-feira.

A reação de Arena foi dura. Perto das 21h, Quijano, de 67 anos, fez um discurso a seus seguidores desautorizando a autoridade eleitoral. “Não há tribunal que valha que nos possa arrebatar esta vitória”, disse. Suas palavras foram subindo de tom durante o comparecimento do público: “Não vamos permitir fraudes ao estilo chavista como na Venezuela, aqui estamos em El Salvador”, declarou o candidato da Arena, que afirmou que o Tribunal Eleitoral está “vendido à ditadura chavista”.

Quijano, entre os aplausos de seus partidários, levou sua escalada verbal até o ponto de dizer que Arena e seus seguidores estão “decididos a defender a vitória se preciso com nossas vidas”, e advertiu de que o Exército “participa desta fraude”.

Com intenção de esclarecer as dúvidas, o presidente do Tribunal Eleitoral, Eugenio Chica, detalhou em sua intervenção das 23h os resultados provisórios. A FMLN obteve 1.492.895 votos. A Arena, 1.486.448. A diferença foi exígua: 6.357 votos de diferença. O magistrado afirmou que ainda faltavam contar 10 atas eleitorais, mas não há uma quantidade que possa reverter a tendência da vitória do FMLN. Chica reiterou que não terá ganhador oficial até a contagem definitiva, e qualificou o processo eleitoral de “transparente, robusto e legítimo”.

O candidato do Frente Farabundo Martí para la Liberación Nacional, o ex-comandante guerrilheiro Salvador Sánchez Cerén, de 69 anos, foi a última figura chave a comparecer, perto das 23h15. Sánchez Cerén, vice-presidente durante o governo do atual presidente, Mauricio Funes, disse que a tendência “já não se modificará” e que deve ser “respeitado a vontade do povo salvadorenho”. O candidato do FMLN, um homem parco, pouco expressivo, sorria, mas mostrava cansaço, sobretudo no tom de voz. Sánchez Cerén reivindicou seu triunfo e criticou Norman Quijano implicitamente por seu discurso anterior: “Quero dizer àqueles que incitam a violência que se equivocam de caminho: este povo já decidiu continuar pela rota da mudança, já não para este povo, já não para. E entendemos a mensagem do povo, que temos que buscar o entendimento com todos os setores, porque juntos, governo, empresários e povo vamos fazer as grandes transformações que El Salvador precisa”.

Para além da beligerante reação da Arena, este resultado provisório foi uma surpresa inesperada. As pesquisas previam que a Frente conseguiria ao menos uns 10% a mais de votos que a Arena. No dia 2 de fevereiro, no primeiro turno, no qual se apresentaram cinco partidos, a Frente tinha 49% dos votos e o partido da direita, 39%. Com base nesse precedente e de acordo com as sondagens, tudo fazia indicar que a esquerda conseguiria seu segundo mandato consecutivo com folga. Neste domingo o voto dos salvadorenhos desmontou as previsões, e até que se finalize a contagem não se confirmará oficialmente a vitória da FMLN.

Um país dividido entre dois partidos

A FMLN ganhou suas primeiras eleições em 2009 e tenta obter seu segundo mandato presidencial, o que garantiria a volta à esquerda de El Salvador. A direita, que perdeu sua prevalência tradicional, tenta retornar ao poder.

A Frente foi a guerrilha marxista que combateu na guerra civil dos anos oitenta contra os setores ultraconservadores da elite política, militar e empresarial. Depois dos Acordos de Paz de 1992 se converteu em partido político, mas as três primeiras eleições após a guerra foram vencidas pela Arena.

A esquerda chegou ao poder há cinco anos com a vitória de Mauricio Funes. Desde então a FMLN apostou nas políticas sociais. Seu plano mais significativo foi dar uniformes, itens escolares e copos de leite às crianças de famílias pobres para alimentá-los e para que suas famílias não as tirem da escola.

Dos 6.200.000 habitantes de El Salvador, 34,5% vivem na pobreza. Nesta sociedade marcada desde suas origens pela desigualdade entre as minorias poderosas e uma massa sem recursos nem educação, o lema da Frente foi combater a desigualdade socioeconômica. Essa política social se notou entre as classes pobres e a Frente chegou a estas eleições confiando no apoio popular, embora o desenvolvimento macroeconômico do país durante seu governo foi limitado: em 2013 seu crescimento foi de 1,7%, o terceiro menor da América Latina.

A Arena se apresentou como a opção natural para impulsionar o mercado, mas se cuidou de prometer que também fará políticas sociais. Lentamente, a direita foi assumindo que deve ser regenerado se não quer se afundar, e ainda dentro de seu esquema neoliberal e ultrarreligioso, foi enfatizando o discurso.

Isso Quijano fez no campo econômico e também relativo à insegurança: dado que a Frente apoiou uma trégua entre quadrilhas, que atenuou a epidemia de homicídio, o candidato da Arena começou sua campanha anunciando que enfrentaria as gangues com mão de ferro, mas depois foi mudando para uma proposta de prevenção social do delito.

Duas décadas após o final da guerra, El Salvador continua sendo uma sociedade polarizada entre a esquerda e a direita, mas a trajetória de ambos os grupos, a da Frente, uma esquerda já institucionalizada, e a da Arena, com um pé no passado e outro que se aproxima da centro-direita, abrem a esperança de que a reconciliação nacional do país se concretize logo em um palco político de diálogo, em uma domesticação democrática de seus impulsos de confrontação.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_