Um debate para reforçar a UE
O Instituto Berggruen estimula a reflexão sobre o futuro do projeto europeu com um fórum do qual participarão os primeiros-ministros da Espanha e de Portugal
Frágeis sintomas de melhoria sugerem que a Europa está deixando para trás o coma econômico que prostrou boa parte do continente durante meia década. O avanço, entretanto, é ainda insuficiente para sanar as feridas infligidas às sociedades europeias pela crise e pelas políticas adotadas para contê-la. Amplas camadas da população do continente decaíram para a pobreza, golpeadas pelo desemprego e pelos cortes nos serviços públicos. O estendido mal estar social dá asas a movimentos populistas, instintos xenófobos, ceticismo com o projeto europeu, aborrecimento com os partidos tradicionalmente no poder e um ressentimento que cresce na opinião pública dos países membros.
Mesmo assim, a atual fase de estabilização da crise econômica oferece uma oportunidade para superar as políticas de emergência e traçar com maior serenidade um itinerário de reformas. A realização de eleições europeias — em maio próximo — e a subsequente mudança de dirigentes que ocorrerá nas instituições da União Europeia reforçam essa oportunidade. Com vistas a essa mudança de ciclo, o Instituto Berggruen para a Governança organizou em Madri uma conferência sobre o futuro da Europa.
No ato, que acontecerá nesta quinta e sexta-feira, devem participar, entre outros, os chefes de Governo da Espanha, Mariano Rajoy, e de Portugal, Pedro Passos Coelho, além de Mario Monti e Enrico Letta, ex-primeiros-ministros da Itália; Felipe González, ex-presidente de Governo (primeiro-ministro) da Espanha; Michel Barnier, comissário (ministro) da União Europeia; Luis de Guindos, ministro espanhol da Economia; e Alfredo Pérez Rubalcaba, líder do PSOE.
A conferência, promovida no âmbito do Conselho para o Futuro da Europa, do Instituto Berggruen, e para cuja organização o PRISA – companhia editora do EL PAÍS – colaborou estreitamente, analisará em diversas mesas redondas os desafios do populismo, a imigração e o desemprego juvenil. O programa também dedicará uma sessão à competitividade europeia, na qual está prevista a participação de César Alierta, presidente-executivo da Telefónica, e Pablo Isla, presidente da Inditex.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.